TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Trabalho Monografico

Ensaios: Estrutura Trabalho Monografico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE ECONOMIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR/MBE

ECEX/(Nº da)TURMA

TÍTULO DA MONOGRAFIA

ADÃO FERREIRA

matrícula nº:

ORIENTADOR(A): Prof. Francisco Quesnay da Silva

NOVEMBRO 2015

NOME DO PÓS-GRADUANDO

TÍTULO DO TRABALHO

Monografia apresentada como exigência para conclusão do Curso de Pós -Graduação Lato Sensu em _______________, oferecido pela Universidade Anhanguera – Uniderp sob a orientação do Prof. MSc.________ou Profª MSc.____ou Prof. Dr.______ou Profª Drª_______

CAMPO GRANDE - MS

200

DEDICATÓRIA

É opcional, o autor do trabalho faz uma homenagem ou dedica seu trabalho. Sua página é contada mas não numerada, não tem título nem indicativo numérico. Recomenda-se que a dedicatória seja bastante discreta sem muitos enaltecimentos.

AGRADECIMENTOS

São opcionais e relativos a contribuições para elaboração do trabalho, relativas ao apoio técnico-científico. Sua página é contada mas não numerada, não tem indicativo numérico e o título deve ser centralizado. Lembramos que apesar de ser um elemento opcional, é sempre de bom tom que se agradeça ao professor orientador do trabalho.

EPÍGRAFE

É opcional, representada por uma citação, seguida de sua referência que tenha relação com a temática abordada no texto. Podem também constar epígrafes nas folhas de abertura das seções primárias (capítulos). Utilizada como elemento pré-textual sua página é contada mas não numerada não tem título e nem indicativo numérico. Tais citações devem ser relacionadas à temática do trabalho.

Não é necessário colocar o título “Epígrafe”

RESUMO

Em Português

É a síntese do relatório que indica seus pontos mais relevantes, resultados e conclusões.

• Deve ser do tipo informativo (NBR 6028/2003),

• seguido de 3 a 5 palavras-chave,

• contar com no mínimo 300 e no máximo 500 palavras,

• vir em página de frente, não recebendo ilustrações.

• Elaborado em parágrafo único, explicita objetivos, metodologia e conclusões do trabalho de pesquisa.

• Deve ser acompanhado de tradução em língua estrangeira.

Sua página é contada mas não numerada, não tem indicativo numérico e o título deve ser centralizado.

O resumo deve ser sempre iniciado com uma frase que chame a atenção para a temática desenvolvida.

As palavras-chave devem indicar temas importantes desenvolvidos no trabalho e, de preferência, que não façam parte do título.

ABSTRACT

È o resumo traduzido para a língua inglesa

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Ilustrações são desenhos, gravuras e imagens que acompanham o texto, como também, fórmulas (matemáticas, físicas...). Devem constar o mais próximo possível do local onde são citadas, ou, em caso de grandes dimensões e conteúdo complementar, podem aparecer em anexo. Recebem numeração arábica, seqüencial ao longo da parte textual, de forma independente, para figuras, tabelas e quadros.

No corpo do texto as ilustrações são indicadas por numeração e título. Por exemplo, uma fotografia de uma edificação deve ser indicada abaixo como:

Foto 1: Edifício ...

Fonte: indica a fonte de onde a foto foi extraída

Se a foto foi tirada pelo autor do trabalho, não há necessidade de indicação de fonte, o mesmo serve para quadros e tabelas.

No caso dos quadros, o título e numeração figuram acima do quadro.

A lista é um elemento opcional, relaciona (como um sumário) as ilustrações existentes no texto, na ordem em que aparecem e com a indicação da página em que se encontram. Recomenda-se o uso de listas separadas para cada tipo de ilustração (quadro, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos e outros).

Sua página é contada mas não numerada, não tem indicativo numérico e o título deve ser centralizado.

Quadros – compreendem ilustrações com infomações qualitativas (normalmente textuais), dispostas em linhas e/ou colunas que se caracterizam graficamente por terem os quatro lados fechados.

Numeram-se as ilustrações (uma numeração para cada tipo) no decorrer do texto com algarismos arábicos, em uma seqüência própria, independente da numeração progressiva ou das páginas da publicação. Como opção, em trabalhos muito extensos, com muitos capítulos, as ilustrações podem ser numeradas com dois dígitos separados por um ponto, sendo o primeiro dígito correspondente ao capítulo e o segundo ao número daquela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com