TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Integrada de Marketing

Tese: Comunicação Integrada de Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Tese  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a finalidade de promover o entendimento teórico e prático das disciplinas do 5° semestre, sendo elas Marketing, Pesquisa de Mercado, Anasile Contábil, Mercado de Capitais e Negociação, tendo como base a empresa “O Boticário”, analisando como a mesma utiliza essas ferramentas para obter resultados positivos.

Desta forma, após análise das estratégias adotadas pela empresa em questão, pode-se concluir que é muito importante a utilização das mesmas, proporcionando um desenvolvimento e crescimento da empresa, assim como a explicação para a empresa da não abertura de ações no mercado, embora esta seja uma opção para obter capital.

2 DESENVOLVIMENTO.

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010). Sum importância em todos os meios hierárquicos, como um instrumento da administração estratégica é uma exigência para se atingir a eficácia organizacional. Compreender a importância desse processo de comunicação para que flua de forma eficiente, no momento oportuno, de forma que seja atingido o objetivo pretendido, é um desafio para as organizações.

Suas principais caracteristicas são: Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Publicas, Marketing Direto e Vendas pessoais.

Propaganda: geralmente se apresenta de forma massificada, podendo transmitir uma mensagem de lembrança, informação ou persuasão. Sua principal característica é de criar a imagem. Seus efeitos são sempre de médio a longo prazo. Possui vários meios de comunicação como a televisão, o rádio, revistas, jornais, outdoors, folhetos e outros veículos diretos. Ela é paga, repetitiva, e tem seu conteúdo controlado.

Promoção de Vendas: seu objetivo é estimular a compra tanto no volume, quanto na velocidade em adquirir um produto ou serviço. São indiretas, não pessoais e oferece estímulo para curto prazo. Os custos unitários são mais altos do que a propaganda, porém mais baixos que na venda pessoal.

Relações públicas: a publicidade também é massificada, mas ao contrário da propaganda ela não é paga, não é repetitiva e não tem seu conteúdo controlado. A publicidade atua na formação da imagem e ajuda no posicionamento do produto. É impessoal e seu efeito é no médio e no longo prazo. As relações públicas tem como principal diferença o seu alvo, porque a maioria visa o cliente final, já as relações públicas ajuda a ganhar a boa vontade e a empatia da opinião pública.

Marketing direto: utiliza um ou mais veículos de comunicação visando obter uma resposta e/ou transação mensurável em qualquer local. Permite a comunicação personalizada e é mensurável. Possui resposta imediata.

Venda Pessoal: gera benefícios da comunicação individualizada e envolve diálogo entre e empresa e o consumidor. Possui comunicação limitada de indivíduos por contato, sendo uma forma de CIM das mais caras por contato, porém é uma das mais eficazes, podendo ser personalizada, interativa e modulada conforme a reação do receptor.

O consumidor pode observar em relação ao “O Boticario” sua propaganda no inicio de suas atividades foi muito importante pois foi o boca a boca, pois sua primeira loja se localizava no aeroporto de Curitiba, e com o passar dos anos acompanhou o crescimento geral. A sua promoção de vendas estimula o consumo dos produtos de forma massificada pois as relasções publicas ajudam a ganhar o cliente. Possui uma boa estrategia de marketing que garantem suas vendas, pois tem o atendimento personalizado.

A empresa “ O Boticario” chegou a este sucesso por estar na hora certa, no país certo, e com a estratégia certa, pois o crescimeto da independência financeira da mulher fez este setor de cosméticos ter um grande crescimento, sendo assim, aproveitou a oportunidade utilizando o marketing para seus produtos terem um ótima aceitação, além de possuir várias linhas de produtos, que chegam a todas classes socias. Com o lançamento da nova marca, além das lojas, a empresa também possui vendedoras que oferecem os produtos de porta em porta, através de um catálogo ilustrado dos produtos.

Acredito que a empresa “O Boticario” não abriu ações no mercado de ações, pois quer tomar decisões sem a participação de acionistas, visto que é uma empresa que tem diferencial no mercado de cosméticos e perfumaria e que obteve sucesso, sem abrir seu capital. Além disso, as obrigações da empresa que negocia ações na bolsa envolvem a contratação de auditorias independentes e a divulgação das demonstrações financeiras a cada três meses no Diário Oficial da União e em outras publicações de circulação nacional, isso para manter sempre atualizados todos os meios de se comunicar com o mercado.

Diferente do Boticário, pode-se citar a empresa Natura que possui ações no Mercado de Ações e que o valor das mesmas é de R$ 49,21 consulta em 22/03/2013 às 19:22hs (site da Bovespa).

O americano Willian Conway visitou a empresa O Boticário com intenção de fazer uma negociação com os empresários brasileiros. Deveria possuir as seguintes informações para o sucesso de sua negociação. Ter conhecimento da linha de produtos que a mesma produz para poder dar continuidade ao crescimento da empresa e abertura para novos produtos, dados financeiros, se a empresa está passando por dificuldades e não e conhecer a história da empresa, como a mesma surgiu, qual o objetivo dos sócios, a visão que os mesmos tem do mercado que atuam.

A empresa O Boticário já recebeu várias propostas para que se tornem sócios de outras empresas ou até mesmo abrir capital da empresa na Bovespa, mas nenhuma delas foi concretizada, um dos motivos na minha opinão é que os sócios querem manter a empresa familiar, e entendem que o grande crescimento da empresa se deve pela forma que seus administradores realizam seu trabalho.

Com o aumento da concorrência O Boticário passou a investir em natureza interna. Hoje com 3.600 lojas espalhadas pelo país já está começando a ter dificuldades em novos terrenos, tanto que as cidades com lojas antes de no mínimo 30.000 habitantes já baixou para 20.000 habitantes, sendo que trabalha com franquias que várias despesas fica por conta do franquiado.

Uma estratégia da empresa é o lançamentos de novas marcas no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com