TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudar o significado e metodologia de suas ações

Tese: Estudar o significado e metodologia de suas ações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução:

O conceito de aprendizagem é imprescindível para a compreensão da evolução pelas quais passam todas as organizações. É então um conceito dinâmico que acompanha as mudanças contínuas tanto a nível individual como a nível de grupo das organizações. Devido á grande diversidade existente perante este conceito, ele tem sido foco de estudo por vários autores que detêm diferente pontos de vista, não existindo uma teoria predominante. O objetivo deste trabalho é então analisa os diversos pontos de vista do significado aprendizagem e da metodologia das suas ações. É feita também uma análise de outros conceitos ligados a este tema, como competência e experiência, de modo a que seja compreendido e discutido o tema da aprendizagem organizacional na íntegra, dentro de uma organização.

Parte teórica:

Nos dias de hoje qualquer organização tem que estar prevenida para qualquer mudança que possa existir. As grandes mudanças demográficas e a tecnologia moderna estão a provocar não só um envelhecimento da população como também o aumento de exigências do mercado. Estes fatos fizeram com que o nível de exigência e competência imposta aos funcionários seja mais elevada e consequentemente em forma de resposta as organizações tem adotado novas medidas de aprendizagem com o objetivo de desenvolver as competências profissionais.

Competência é algo que cada vez é mais vulgar nos ambientes organizacionais e os profissionais conseguem o seu desenvolvimento e atualização através da aprendizagem contínua e diária no local de trabalho. O conceito de competência nem sempre é entendido da maneira mais correta, pois é muitas vezes confundido com o conceito de conhecimento. Competência é então a capacidade de um individuo adquirir novos conhecimentos, habilidades e atitudes para fazer frente a uma determinada situação que surja a qualquer momento. É então a capacidade de pensar e agir de uma pessoa para se conseguir adaptar a diferentes situações, interagindo com outras pessoas.

Para se trabalhar de uma forma mais dinâmica, ou seja, para se conseguir trabalhar de acordo com a realidade dos dias hoje é fundamental o desenvolvimento de novas competências, sendo de grande importância autodesenvolvimento. Autodesenvolvimento significa que o profissional adquire novas competências e aperfeiçoa o seus conhecimentos, sendo mais autónomo, consciente e responsável pelo seu próprio desenvolvimento, podendo desta forma adicionar valor às atividades que realiza na organização e a si próprio aumentando a sua auto-realização. Para além disto, hoje em dia cada vez mais se pode observar nas diversas organizações as especificidades do sector de serviços, o que faz com que a competência relacional seja um ponto fulcral localizando numa organização os relacionamentos externos e internos desta. Existe então uma interação entre o mundo interno e externo, de uma organização, num processo de desenvolvimento dos seus profissionais.

As competências podem ser:

• Dinâmicas pois exigem a interação de várias pessoas ou grupos de pessoas numa organização.

• Sistémicas pois tem que alcançar os objetivos impostos para conseguirem a demonstração dos seus resultados.

• Cognitivas, pois existe uma grande disputa para a discussão de quais serão as melhores competências para o futuro da organização em causa.

• Holísticas por verem que a organização é um sistema multidimensional, sendo qualitativo e quantitativo.

O crescimento da aprendizagem faz com que os profissionais tenham noção dos quais os melhores comportamentos e habilidades para resolver os seus problemas e tarefas diárias da maneira mais satisfatória possível. Para além do que definir competências é de maior importância a compreensão de como são desenvolvidas, considerando aspetos como a contextualidade, as práticas de trabalho, a ligação entre a competência e a ação, a competência adiciona valor ao individuo sob forma de auto-realização ou experiência pessoal por se sentir um ser competente e a interação e rede trabalho, onde são desenvolvidas em ambiente de trabalho a interação entre os diversos funcionários.

Para a melhor compreensão do processo de aprendizagem é necessário a compreensão e a ligação de diversas áreas de conhecimento. Durante o estudo da aprendizagem um conceito de essencial perceção é a experiência, que de acordo as teorias do conhecimento, é algo que se adquire com a exerção do trabalho diário e é um requisito obrigatório para o desenvolvimento e construção de competências. Ou seja, entende-se por experiência as formas como as pessoas ou profissionais se deparam e conseguem dar algum sentido com as diversas situações do dia-a-dia. Experiência é então algo fundamental na aprendizagem no local de trabalho, pois é uma aprendizagem mais prática e mais ligada ao “experimentar” aplicando a experiência pessoal para conseguir superar os problemas existentes no trabalho. Isto conduz-nos á definição de experiência e o que significa adquirir novos conhecimentos e habilidades baseados nela: “ A experiência não deriva de mera atividade, mero fazer, e não é baseada em qualquer mudança que implique reflexão sobre ações anteriores com o fim de antecipar consequências futuras. A simples participação na prática, na ação, não cria aprendizagem. Uma pessoa está aprendendo somente quando é capaz de refletir sobre suas ações e reorganizar, assim como reconstruir a experiência, por meio de um processo contínuo de reflexão – pensamento – como meio de atuação. A ideia de aprendizagem como reorganização da experiência não é uma questão de argumentar a favor ou contra a cognição.” (Elkajaer, 2000, p113)

A aprendizagem no local de trabalho é um processo multidimensional e o próprio trabalho pode ser considerado um processo de aprendizagem. O trabalho detém uma enorme importância pois grande parte da educação das populações de hoje é orientada para ele mesmo, devido á enorme força que tem a economia atualmente. Muitos dos profissionais de hoje gastam uma grande quantidade de horas da sua vida a trabalhar, daí a grande orientação e preparação das gerações mais novas para estas rotinas de trabalho bastante cansativas que implicam um contínuo e árduo empenhamento e uma obrigatória atualização constante dos conhecimentos e habilidades.

O ambiente social é importante pois consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com