TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Da Composição Nutricional E Dos Coeficientes De Digestibilidade Da Farinha Amilácea Fina Do Babaçu Determinada Com Suínos Nas Fases De Crescimento E Terminação.

Trabalho Universitário: Estudo Da Composição Nutricional E Dos Coeficientes De Digestibilidade Da Farinha Amilácea Fina Do Babaçu Determinada Com Suínos Nas Fases De Crescimento E Terminação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  8.435 Palavras (34 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 34

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Estudo da composição nutricional e dos coeficientes de digestibilidade da farinha amilácea fina do babaçu determinada com suínos nas fases de crescimento e terminação.

DÉCIO DIAS DOS REIS

ARAGUAÍNA - TO

2009

Dissertação apresentada para obtenção do título de Mestre, junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência Animal Tropical da Universidade Federal do Tocantins.

2

Estudo da composição nutricional e dos coeficientes de digestibilidade da farinha amilácea fina do babaçu determinada com suínos nas fases de crescimento e terminação.

Por

Décio Dias dos Reis

______________________________________________

Presidente: Profª. Drª. Roberta Gomes Maçal Vieira Vaz

Orientadora

______________________________________________

Membro: Prof. Drº. Gerson Fausto da Silva – UFT

Co-orientador

__________________________________________________

Membro: Prof. Drº. Francisco Carlos de Oliveira Silva – EPAMIG

______________________________________________

Membro: Prof. Drº. Joseilson Alves de Paiva – UFT

Araguaína, 25 de setembro de 2009

Dissertação aprovada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre, tendo sido julgada pela Banca Examinadora formada pelos professores:

3

DEDICO

A minha esposa e amiga Dorinha, ao meu querido filho Gustavo, pelo incentivo e apoio incondicional para realização deste projeto de vida. Por terem sido pacientes durante a minha ausência em momentos importantes de suas vidas.

A meus pais Raimundo Dias dos Reis e Maria Dias dos Reis, por propiciarem as condições necessárias para minha formação acadêmica e por serem referenciais de honestidade, simplicidade e respeito, que serviram de alicerce para minha vida.

Aos meus irmãos Délio, Denise e Marlene, meus grandes amigos, com quem sempre pude contar nos momentos felizes e nos difíceis de minha vida.

A minha sogra Bernadete que esteve sempre presente ao lado de minha esposa durante o período do mestrado.

4

AGRADECIMENTO

Ao grande arquiteto do universo que é Deus, por está sempre presente em minha vida e por iluminar os meus passos durante essa jornada.

Ao professor Gerson Fausto da Silva, pelos ensinamentos, pela paciência, orientação e amizade.

A professora Roberta Gomes Marçal Vieira Vaz, pelos ensinamentos, pela orientação e amizade.

Ao professor Paiva, pela amizade, pelas sugestões apresentadas e ajuda nas análises dos dados do experimento.

Ao pesquisador da EPAMIG Francisco Carlos de Oliveira Silva (CHICO) e a sua família, pela orientação, acolhida e amizade.

A professora Kênia Ferreira Rodrigues, pelos ensinamentos e amizade.

Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campos de Araguatins, pela liberação para realização desta capacitação profissional em nível de Mestrado.

Ao Diretor Francisco Nairton do Nascimento, pela amizade e apoio para realização desse projeto.

A Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína, por me propiciar condições de realizar essa pós-graduação.

Aos meus amigos do NESUI da UFLA-MG pela acolhida e pelos ensinamentos, em especial ao Herbet, Lúcio, Nikolas, Letícia, Léo, Ana Ises, Marcos, seu Hélio e aos professores Fialho e Vinicius.

Aos meus amigos da UFV-MG, em especial a Ana Paula e Cinthia, e aos funcionários do departamento de nutrição Vera e Valdir, pela colaboração.

Aos funcionários da EPAMIG de Oratórios–MG, em especial ao Luciano, Conceição, Juarez e ao grande companheiro e amigo Salame.

5

Aos meus amigos da republica BTL da UFV-MG pela acolhida e amizade, em especial ao; Gabriel, Ítalo, Thiago e Ronaldo.

Ao Robson e a Benemara pela amizade e apoio em Viçosa.

A todos os meus colegas de trabalho do IFTE-Araguatins, pela colaboração e amizade.

Aos meus amigos do setor de suinocultura em especial ao Professor Alfonso e ao técnico Francisco pela ajuda e orientação.

Aos meus amigos Alysson Soares da Rocha e Diego René Sens pelo incentivo e companheirismo.

Aos colegas Nelson Rafael, Laerton, Hamilton, Ronyere e Dowgas pela amizade.

Á secretária Eline, pela atenção dada as solicitações feitas.

A todos os colegas e professores do Mestrado em Ciência Animal Tropical pela amizade, troca de experiências e companheirismo ao longo do curso.

Ao Centro Tecnológico em Bovinocultura de Corte e Leite, pelo apoio na realização desse mestrado em especial ao professor José Neuman Miranda Neiva.

À TOBASA Agroindustrial pela parceria, fornecendo a farinha amilácea de babaçu, subproduto essencial para o desenvolvimento da pesquisa.

E a todos os outros familiares e amigos que de forma direta ou indireta sempre depositaram em mim imenso amor e grande confiança.

A CAPES pela concessão da bolsa de estudo.

6

BIOGRAFIA

Décio Dias dos Reis, filho de Raimundo Dias dos Reis e Maria Dias dos Reis, nasceu em 23 de outubro de 1969, na cidade de Araguaína, Estado de Tocantins.

Concluiu o segundo grau na Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde, no ano de 1987, na cidade de Rio Verde, Estado do Goiás.

Ingressou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com