TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Da TGS Em Diversos Campos De Atuação

Casos: Estudo Da TGS Em Diversos Campos De Atuação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 2

Por volta de 1950, os estudiosos da administração, baseados na teoria de sistemas, tentaram entendê-la como um sistema aberto. Mesmo com Chester Barnard tendo proposto essa idéia de sistema aberto por volta de 1930, somente anos depois foi aceita. Realizando uma retrospectiva pela teoria da administração, encontramos em obras de vários pesquisadores renomados desse campo a idéia de sistema. Em 1937, o biólogo alemão LudwigVon Bertalanffy lançou, baseado em seus estudos, as bases da teoria dos sistemas. Ele definiu o sistema como um conjunto de unidades que se relacionam para um determinado objetivo e podem afetar as outras partes. Bertalanffy percebeu que com o avanço da tecnologia e a complexidade da sociedade, as soluções tradicionais não tinham mais êxitos. Com isso ele formulou duas idéias centrais da sua teoria:necessidade de analisar não só os elementos, mas suas inter-relações; necessidade de um tratamento complexo para uma realidade complexa.

Em 1951, Bertalanffy passou a ser conhecido como criador da teoria geral dos sistemas (TGS) por usar essa expressão em um artigo que ele publicou. Para ele, a TGS compreendia da teoria de conjuntos (Mesarovic), a teoria das redes (Raporort), a cibernética (Wiener), a teoria da informação (Shannon Weaver), a teoria dos autônomos (Turing) e a teoria dos jogos (Von Neumann).Em sua teoria, Bertalanffy forneceu um meio para se interpretar as organizações, compreendidas como partes de um sistema aberto. Para ele, a TGS não deveria solucionar problemas, mas produzir teorias que pudessem ser utilizadas em nossa realidade, ou seja, o único modo de estudar uma organização é encarando-a como um sistema. A TGS nos fornece uma perspectiva essencial para se desenvolver as ciências sociais e estudar as organizações. Os pesquisadores Johnson, Kast e Resenzweig foram os primeiros a defender os conceitos da TGS no campo da administração e fazendo que fosse amplamente reconhecida nesse meio. As idéias-chave da TGS na administração são explicadas em alguns aspectos:

* Homem Funcional: as variáveis organizacionais, de personalidade e interpessoais interferem nos papéis das pessoas dentro de uma organização. A interação entre elas é fundamental;

* Conflito de papéis: as pessoas não agem em função do que são, mas em função dos papéis que representam; * Incentivos mistos: a empresa deve encontrar um equilíbrio entre incentivos monetários e não monetários; * Equilíbrio integrado: encontrar o equilíbrio entre os diversos subgrupos dentro da empresa; * Estado estável: para impedir a tendência ao desgaste (entropia) a empresa deve procurar manter uma troca de energia com o ambiente.

Existem cinco considerações básicas em relação ao pensamento sistêmico: * Objetivo do sistema: suas metas e direção a ser seguida; * Ambiente do sistema: ambiente externo; * Recursos do sistema: seus meios disponíveis para o alcance das metas; * Componentes do sistema: suas atividades internas; * Administração do sistema: planejamento e controle.

A TGS pode ser vista como um enfoque a holística, a interdependência e o inter-relacionamento das partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com