TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso 4 Semestre Unopar

Artigos Científicos: Estudo De Caso 4 Semestre Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

1. INTRODUÇÃO 3

2. PRINCIPAIS ELEMENTOS DE UM ORÇAMENTO 4

3. CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

Levando em consideração que finanças empresariais caracterizam-se por recortes de um domínio complexo, cuja realização implica mobilizar recursos, tomar decisões e ativar esquemas, que está baseado o trabalho aqui apresentado através de fragmentos relacionados entre teoria e prática administrativa, interação entre as pessoas, tarefas diárias por meio de enfrentamento de conflitos.

Nas próximas páginas serão apresentados de forma mais detalhada alguns conflitos e soluções na empresa fictícia o qual foi realizado o diagnóstico: JAPASSEI LTDA.

Muitas empresas talvez não tenham a verdadeira idéia da importância de se ter um planejamento financeiro, provavelmente a etapa mais importante no que se diz respeito à organização de uma empresa. Por ser uma atividade que requer centenas de dados coletados e digitados por meio de informações coletadas dentro e fora da organização, as mesmas talvez não dê o seu verdadeiro valor e quando se dão conta da sua necessidade, já é tarde demais.

As empresas capacitadas a alcançar uma real vantagem competitiva sobre seus concorrentes no mercado colocam em prática uma solução de planejamento financeiro eficiente, demonstrando assim seu verdadeiro diferencial. Esse planejamento aparece quando os diferentes projetos de investimentos são expostos, bem como seus pontos positivos e negativos e de quando o conjunto de ações para captação de recursos disponíveis no mercado é demonstrado.

Através desse planejamento financeiro a empresa pode tomar a decisão mais correta quanto ao tipo e momento de captação de recursos e com isso a organização poderá utilizar os melhores meios para alcançar seus objetivos financeiros, solucionando ou controlando os problemas de forma mais eficaz.

2. PRINCIPAIS ELEMENTOS DE UM ORÇAMENTO

Orçamento: é o plano financeiro estratégico para determinado exercício.Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado.

O planejamento pode ser curto ou longo prazo.

* Longo prazo=> ações projetadas para o futuro, acompanhado da previsão de seus reflexos financeiros, podendo ser um período de2 a 10 anos, mas precisam ser revistos sempre para serem atualizados, estabelecendo assim metas de desempenho.

*Curto prazo=> ações e medidas planejadas para um espaço de tempo menor, cerca de 1 a 2 anos com desenvolvimento sempre acompanhado.

É através de um bom planejamento que a empresa tem subsídios suficientes para calcular a Mao de obra que será empregada no processo e as despesas decorrentes. Isso se da através de um ponto muito importante: a previsão de vendas, fazendo uso de alternativas para a transformação da matéria-prima em produto. E a partir daí, é possível então calcular a demonstração do resultado de caixa projetado.

Para um bom funcionamento da empresa tem que haver planejamento e controle financeiros. O primeiro é necessário para fixação de metas e padrões, já o controle torna possível a comparação de informações e a realização do feedback, para que as informações sejam novamente alimentadas e as metas alteradas, se necessário.

Orçamento de caixa é uma ferramenta básica e importante, de fácil compreensão porque é necessário lançar estimativas de entradas e saídas do caixa, prevendo assim os recursos exigidos para a liquidação das previsões.

Orçamento de caixa mostra o fluxo de caixa (entrada e saída) de uma forma total para cada mês, porem o administrador financeiro deve examinar diariamente seus padrões de recebimentos e pagamentos, assegurando assim recursos adequados para o pagamento de contas a medida que vencem.

É importante lembrar que o planejamento de resultados também é uma ferramenta fundamental para empresa ser bem sucedida. Esse se faz através de demonstrações financeiras referentes ao ano anterior e previsões de vendas para ano seguinte, através de diversas hipóteses levantadas.

As demonstrações projetadas servem para analisar as entradas e as saídas de caixa da empresa, bem como seus índices de liquidez, atividade, endividamento, rentabilidade e valor de mercado. Após a análise das demonstrações projetadas, o administrador pode tomar providências para ajustar as atividades planejadas, visando atingir as metas financeiras de curto prazo.

Para tanto, a demonstração do resultado do exercício fornece uma síntese financeira dos resultados operacionais da empresa durante certo período. O mais comum é quando cobrem o período de 1 ano, normalmente em 31 de dezembro do ano civil.

Através de planejamento eficaz é possível que uma importância seja retirada antecipadamente dos lucros previstos dentro de uma empresa para atender uma eventualidade. Portanto, se faz necessário que o administrador faça uso de ferramentas que possam facilitar seu trabalho e também fazer com que os números sejam precisos. A tecnologia torna-se uma grande aliada, por meio de programas criados especificamente para o tipo de organização interessada. Os softwares de apoio estão cada vez mais completos atendendo as necessidades de seus clientes incluindo relatórios e gráficos para melhor precisão de resultados.

Para avaliação dos investimentos, os fluxos de caixa devem ser analisados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com