TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Coca-cola

Dissertações: Estudo De Caso Coca-cola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 7

Parte I – Embasamento administrativo

1)

Ao fazer um breve passeio pela história de qualquer instituição, seja ela privada ou pública, é notável que a forma pela qual a mesma foi gerida, organizada ou administrada mudou conforme suas necessidades em determinados momentos. Essas mudanças portanto surgem da necessidade de adaptação da empresa/instituição à um dado contexto político e econômico histórico ou mesmo à necessidades de diversas ordens de natureza interna. Compreender as exigências, ou seja a situação real e posteriormente estabelecer os objetivos e processos organizacionais à qual a dada instituição será submetida; em linhas gerais esses são pressupostos da abordagem neoclássica da administração.

A história da companhia Coca-cola exemplifica algumas das posições assumidas por sua direção, sendo em grande parte conduzida pela abordagem neoclássica, principalmente a partir da tomada de direção por parte de Douglas N. Daft que, por devida a sua presença na empresa há três décadas, a conhecia de forma relevante o suficiente para etabelecer mudanças, sem contudo abandonar uma análise sistematíca de sua atual situação. Este, é sem dúvida um do pressupostos da abordagem neoclássica, o conhecimento da empresa, das sua necessidades, carências, potencialidades, debilidades a compreensão do processo produtivo, de comercialização e distribuição é a base concreta, para o estabelecimento de metas e objetivos. É a partir da real caracterização da empresa que se pode estabelecer objetivos e estes, consequentemente exigirão medidas administrativas e organizacionais que estejam em conssonância e harmônia, ligando a situação, os meios e possibilidades e as finalidades.

Douglas N. Daft ao assumir da direção da companhia procurou inicialmente descentralizar a sua administração e operações, em outras palavras, sob a abordagem neoclássica, isso significa, delegar tarefas, hieraquizar, colocando diversos responsáveis por processos ao quais eles estejam mais próximos, portanto mais conhecedores da situação e dos meios, e dando-lhes também a relativa autonomia para e responsabilidade para resolução de alguns problemas, otimizando também a comunicação entre os funcionários. Essa diretriz possibilita a descentralização de tarefas e responsabilidades, ao mesmo tempo que contribui para a especialização de alguns setores por determinados espaços (produtos, processos, serviços), sendo assim a departamentalização a melhor opção, agrupando, evidentemente, por departamentos suas atividades ou afinidades, funcionais, geográficas, de serviços ou projetos.

Para empresas, como a referente, de grande tamanho, a descentralização é uma ótima opção, pois possibilita uma melhor caracterização da situação e da aplicação dos processos e medidas, bem como o acompanhamento períodico, já que os responsáveis estarão mais proximos dos mesmos. É também importante ressaltar as possíveis dificuldades ou obstáculos a serem enfrentados. Administração por objetivos, ou gerência por objetivos, como também é conhecida, estabelece metas, visa resultados, que devem ser constantemente mapeados, discutidos, reelaborados à depender das exigências reais. A própria discussão constante, através de reuiniões dificulta também que, por meio da vasta relação de comunicações que se estabelece, que os objetivos sejam deturpados ou incompreendidos.

Outra importante preocupação tomada por Douglas N. Daft, e que reclama uma devida atenção, é a de elementos apontados pelo estruturalismo, ressaltando ou privilegiando uma análise onde as relações humanas constituem ponto central. A partir dessa reflexão Douglas N. Daft procurou solucionar, na empresa, os problemas relacionados ao racismo, fonte de processos para a empresa. Ao cabo, seu projeto se mostrou de um certo modo ambicioso, mas sem dúvida bastante embasado teóricamente e com uma névralgica lucidez sobre a situação econômica, administrativa e organizacional da empresa.

2) É, por parte das grandes empresas e principalmente dos grandes diretores, díificil e por vezes doloroso assumir a existência de erros ou equívocos. Começar denovo, concertar, desfazer nem sempre são palavras agradáveis para indivíduos que carregam grandes responsabilidades ou tarefas. Uma obra de reengenharia então é uma decisão difícil, porém crucial ou mesmo indispensável em determinados momentos. Quando as exigências, do mercado mudam, os custos, as tecnologias, os processos, as formas de organização ou mesmo comercialização, e devido, principalmente, à superação, pela competitividade representada por outras empresas, é necessário uma obra de reengenharia. É preciso repensar e a partir daí elaborar uma mudança radical; nesse processo de revisão de paradigmas, cabe a aceitação da ideia de que se outras empresas se encontram em grau mais elevado, é necessário aprender com elas, por tanto o Benchmarking é uma boa opção.

A partir da comparação com a concorrente que se encontra em posição melhor no mercado, portanto representa a mais bem preparada e com mais responde as exigências de determinado momento, pretende-se aprender com ela, encontrar no seu processo produtivo os motivos da sua superação e incorporá-los. Reestabelecer metas, e como ponto crucial nesses novos paradigmas, uma empresas em melhor situação como ponto de referência.

A gestão e a adiministração deve ser otimizada, sua organização deve ter como finalidade o oferecimento de um produto ou serviço de qualidade ao mercado, entendendo qualidade como o melhor enquandramento possivel de um determinado produto à sua finalida, à proposta da empresas e antes de tudo às exigências do consumidor. Todo esse processo requer uma rigorosa atenção e planejamento, um intenso processo de inspeção, controle estatístico, com frequentes reuniões, discussões e foco no cliente, atentando se aí, em suas exigências e necessidades, inclusive de propaganda.

Parte II – Embasamento matemático

3) Vamos supor que um vendedor da Coca-Cola recebe mensalmente em certa região um salário fixo de R$ 800,00 e uma comissão de 5% do total de vendas que ele vez no mês. Em julho o vendedor Jorge realizou vendas que somaram R$ 6450,00. Calcule o salário de Jorge referente as suas vendas.

R- f(x)= 800,00 + 0,05x

f(x)= 800,00 + 0,05 . 6450,00

f(x)= 800,00 + 322,50

f(x)= 1.122,50

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com