TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso- COCA COLA COMPANY

Artigo: Estudo De Caso- COCA COLA COMPANY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  1.798 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

JOÃO PEDRO DA SILVA NETO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

ESTUDO DE CASO:”THE COCA-COLA COMPANY”

Timbaúba

2012

JOÃO PEDRO DA SILVA NETO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

ESTUDO DE CASO:” THE COCA-COLA COMPANY”

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Matemática, Introdução à Economia, Introdução à Contabilidade e Teorias da Administração II.

Prof.

Helenara R.Sampaio, Regina Malassise, Marcelo Resquetti Tarifa e Karen Hiramatsu Manganotti, respectivamente.

Timbaúba

2012

RESUMO

É estranho pensar em uma empresa como a Coca-Cola precisando de uma revisão geral. Seus produtos, afinal, são vendidos em cada esquina do mundo e têm dominado a indústria dos refrigerantes por mais de um século. Mesmo companhias que mudam o mundo podem dar passos equivocados e tropeçar, e a Coca não é exceção. Robert W. Woodruff, filho de Ernest, assumiu o controle da corporação em 1923 sob seu cuidado, a Coca começou pela primeira vez a enfatizar a venda de garrafas mais do que a venda de fonte. Ela promoveu uma duradoura relação com as Olimpíadas ao dar 1.000 caixas de Coca à equipe dos EUA antes de sua partida para Amsterdã, em 1928. Ela regulamente introduzia campanhas promocionais memoráveis com slogans atraentes.Nada continua igual no mundo corporativo, é claro, e as vendas da Pepsi estavam subindo mais rápido do que as da Coca quando Roberto C. Goizueta foi nomeado presidente da diretoria e executivo-chefe, em 1981. Nos 16 anos que se seguiram até sua morte por problemas relacionados ao câncer, Goizueta deixou sua marca. Anos depois, em razão da sua morte, M.Douglas Ivester entra no seu lugar.Por questões de má administração Ivester foi substituído por Douglas N. Daft, um australiano de 56 anos que estava na Coca-Cola há três décadas. Daft, dentre de meses, havia descentralizado as funções operacionais e de marketing em todo o mundo para dar mais autoridade aos administradores locais, cortou custos dramaticamente, eliminando 6 mil empregos, dispensou a agência de propaganda interna que tinha administrado, dentre outras ações.Baseado nessa empresa, fizemos um estudo de caso com o objetivo de compreender, explorar e descrever acontecimentos reais da empresa.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. Estudo de caso “THE COCA-COLA COMPANY”..................................................05

3. CONCLUSÃO.........................................................................................................10

4. REFERÊNCIAS......................................................................................................11

INTRODUÇÃO

No referido trabalho iremos fazer um estudo de caso a respeito da empresa “The Coca-Cola Company”. Acredito que fazendo esse estudo nos inspiraremos na história de sucesso e aprenderemos muito com ela.

O trabalho se refere a perguntas que estão distribuídas em 4 embasamentos principais que são os seguintes: embasamentos administrativos, embasamentos matemático , embasamento econômico e embasamento contábil .

Estudo de caso

“THE COCA-COLA COMPANY”

Prezado alunos, o estudo de caso “THE COCA COLA COMPANY” foi extraído da obra “50 empresas que mudaram o mundo” de Howard Rothman,a qual consta em nossa Biblioteca Digital e busquem pela obra mencionada. O estudo de caso encontra-se pontualmente na página 179. Leiam atentamente o texto “The Coca-Cola Company” e desenvolvam as questões propostas, as quais estão subdivididas em 4 embasamentos principais.

Parte l-Embasamento administrativo

1)Conforme o estudo de caso, informe qual abordagem da Teoria da Administração ll utilizada aponte as características que definem a abordagem escolhida. Tome como base a unidade 2 do livro (Unidade 2 – Abordagem neoclássica, APO e estruturalismo), mais os livros das referências bibliográficas.

R-A abordagem utilizada pela Coca-Cola é a neoclássica em razão das seguintes características segundo Chiavenato:

-ênfase nos princípios gerais de administração;

-ênfase na prática da administração;

-reafirmação relativa dos postulados clássicos;

-ênfase nos objetivos e nos resultados;

-ecletismo da teoria clássica.

2)Com base no estudo de caso, qual abordagem moderna da Teoria da Administração ll pode ser aplicada? Justifique a resposta. Tome como base unidade 4 do livro (Unidade 4- Novas abordagens) e os livros das referências bibliográficas.

R-Benchmarking porque, feita uma inferência no texto, se percebe que a Coca-Cola tem como objetivo superar a concorrência. Sabendo disso, essa abordagem identifica pontos fortes e fracos em comparação com empresas líderes. Esta ferramenta permite à empresa adquirir informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com