TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Diabetes Mellitus

Artigos Científicos: Estudo De Caso Diabetes Mellitus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  7.763 Palavras (32 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 32

Centro universitário Candido Rondon

Curso de enfermagem

Ciclo iv : proxemia: o ser criança e o ser adolescente

Estudo de caso ( O adolescente – Diabetes tipo I)

Tutora: peof ª MS. Rossana m. B. enore

Tutoranda: jocineide neves de santana

Cuiaba

2013

Centro universitário Candido Rondon

Curso de enfermagem

Estudo de caso( o adolescente – Diabetes tipo I)

Trabalho como pré requesito para aprovação do ciclo Iv

Sumario

Introdução

Estudo de campo do tipo exploratório com abordagem qualitativa realizado com adolescentes .A coleta de dados foi realizada nos períodos vespertino, utilizando-se de intrevista após consentimento do participante.

Dentro dos conhecimentos teóricos práticos e do contexto histórico social, foi realizado um projeto de extensão, onde foi feito uma pesquisa qualitativa com um adolescente de dezoito anos de idade, natural de Cáceres, residente em cuiabá, do sexo masculino, estudante do curso melhor aprendiz, na faculdade unirondon.

De acordo com a Constituição de 1988, o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser integral, priorizando as ações preventivas sem prejuízo aos outros serviços assistenciais. Dessa forma, o princípio da integralidade pode ser traduzido como um atendimento em que ocorra interação entre os diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, tendo o indivíduo acesso aos serviços de que necessita para resolver as suas necessidades de saúde.

O caso propriamente dito

Foi realizado um projeto de extensão sobre o adolescente, abordando sua vida pessoal e seu relacionamento familiar. O adolescente é do sexo masculino, natural de Cáceres, 18 anos de idade, vive com os pais e dois irmãos, relata que na família já teve caso de Diabetes. Gosta de estudar, e jogar bola nos fins de semana.

O exame Físico do adolescente deambulando normalmente sem ajuda, vestuário limpo e sem odor fétido. Músculos faciais descontraídos, sorrindo, conversando e olhando o interlocutor de frente.

Peso: 52 kg; altura: 1,55 m. Paciente normotérmica com temperatura axilar igual a 37°C com pulso radial igual a 72 bpm, eupnéica com freqüência respiratória igual a 17 ipm e com pressão arterial no braço direito igual a 120 x 80 mmHg.

Pele íntegra, sem lesões com turgor normal. Couro cabeludo e cabelos limpos, sem presença de caspas. Olhos corados, pupilas isocóricas . Cavidade bucal com presença de todos os dentes naturais, sem prótese; sem presença de halitose; língua com aspecto normal. Pescoço sem presença de gânglios palpáveis. Parede torácica sem anormalidades anatômicas. Pulmões com MV normais, expansibilidade normal, percussão com som claro pulmonar. Ausculta cardíaca com bulhas rítmicas 2 T, sem presença de sopros. , com presença de massa palpável. MMSS e MMII com força motora normal, ausência de edemas, manchas ou lesões, unhas aparadas e limpas. A micção é normal, porém a urina apresenta-se com odor nos últimos dias.

O paciente demonstrou segurança ao falar, tem boa dicção, respondeu atentamente as perguntas sem nenhuma objeção. Apresentou nível de consciência normal. Demonstrou estar satisfeita com a consulta de enfermagem. Aparentou ser uma pessoa sensível, que gosta de estar sempre na presença de outras pessoas.

Situação problema

Com relação a identificação do corpo social, em conversa com o mesmo relatou, que vive com os pais e dois irmãos, desde os primeiros anos de vida, já teve casos de diabetes na família, relata que o mesmo tem diabetes mas que já esta controlada,vivem em casa alugada, e depende dos pais financeiramente para se sustentar, onde os pais tem uma renda mensal de 1.200 reais, seu pai é mecânico e a sua mãe é do lar, cuida da família.

Relata que se esforça para mudar os hábitos alimentares e a rotina de vida, adequando-se melhor ao seu estado de saúde. Fazia uso de hipoglicemiantes orais, só que há dois anos precisou começar o tratamento com insulina. Tem consciência do seu problema e muito medo das conseqüências que o diabetes pode trazer a sua saúde.

No processo do desenvolvimento proxêmico : O ser criança e o ser adolescente: Foi abordado o relacionamento deste adolescente com os seus pais e irmãos, o adolescente tem um bom convívio com os mesmos, relata que os pais são parceiros e amigos do mesmo, no sentido de conversar sobre sexualidade e outros assuntos é bem aberto, sempre que deseja esclarecer algo pergunta para os seus pais sem problemas.

Na discussão envolvendo lazer e acesso de serviços de saúde e educação, o adolescente relata que tem acesso a lazer, gosta muito de esporte, e cita que nas horas vagas gosta praticar cápueira, e jogar bola com os amigos, mas nos últimos dias não esta tendo tempo por causa dos estudos, além de estudar e fazer curso de qualificação, faz cursinho pré- vestibular, pois tem um sonho de passar na universidade federal de MT, para o curso de medicina.

Com relação a educação, em uma abordagem mais profunda a nível de Brasil, a desigualdade de ensino é muito grande, onde tem muitas crianças e adolescentes fora da escola, o adolescente relata que o ensino ainda deixa muito a desejar, mas se todos correr atrás dos seus direitos não ficam criança excluído, fora de uma sala de aula, mas as vezes faltam informação aos pais.

No que se refere ao acesso a saúde, sempre é difícil o acesso, pois sempre que precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com