TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da viabilidade do aumento da utilização da potência elétrica gerada por energia solar na rede

Por:   •  16/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo da viabilidade do aumento da utilização da potência elétrica gerada por energia solar na rede integrada de distribuição de energia elétrica no Brasil (Sistema Interligado Nacional)

INTRODUÇÃO


Heloisa de Oliveira Reis e Thadeu das Neves Conti Instituto de pesquisas Energéticas

regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte.

Segundo Veissid e Baruel (2012), o Sol é a principal fonte de energia dos seres humanos. É composto de 92% de gás hidrogênio pressurizado pelo forte campo gravitacional. Por meio da fusão nuclear, esse hidrogênio é convertido em átomos de hélio.  Esse processo libera energia em forma de fluxo de fótons, pacotes de ondas eletromagnéticas, que escapam do Sol, de maneira homogênea, em todas as direções do cosmos.

O planeta Terra, distante 150 milhões de quilômetros do Sol, recebe em média, por minuto, a mesma  quantidade de energia que a produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu durante 25 anos. Apenas a superfície do Brasil recebe, por minuto, a mesma energia que essa usina demora para produzir em seis meses.

Segundo a ANEEL, quase todas as fontes de energia são formas indiretas de energia solar.

De acordo com o registro da TAESA, com tamanho e características que permitem considerá-lo único em âmbito mundial, o sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil é um sistema hidrotérmico de grande porte, com forte predominância de usinas hidrelétricas e com múltiplos proprietários, cujas instalações são operadas por empresas de natureza privada, pública e de sociedade mista, regulado e fiscalizado pela ANEEL, cabendo ao ONS sua coordenação e controle, de acordo com as disposições dos Procedimentos de Rede, que são documentos de caráter normativo, elaborados pelo ONS, com participação dos agentes, e aprovados pela ANEEL, que definem os procedimentos e os requisitos necessários à realização das atividades de planejamento da operação eletro-energética,

administração da transmissão, programação e operação em tempo real no âmbito do SIN. Segundo o ONS, o Sistema Interligado Nacional é formado pelas empresas das


OBJETIVO

Estimar a contribuição com a rede integrada de distribuição de energia, verificando a viabilidade do aumento da utilização da potência elétrica gerada por energia solar fotovoltaica no Sistema Interligado Nacional.

METODOLOGIA

Por meio do RadiaSol (software para geração de dados horários de radiação solar), obtiveram-se dados referentes à irradiação média nas regiões, considerando o desvio azimutal zero e a inclinação do módulo semelhante à latitude, conforme gráfico 1.

GRÁFICO 1: Irradiação média em uma cidade de Guarulhos (SP)

[pic 2]

Fonte: RadiaSol (2016).

Ao definir um espaço para implementação e a tecnologia a ser utilizada (tipo de placa

fotovoltaica e seu potencial), obteve-se o valor (em kWh) que poderia ser gerado de modo a contribuir com a rede, por meio da fórmula: EFV = A.EFF.GPOA.PR, sendo EFV a quantidade de energia, dada em kWh.dia; A alude à área

da superfície superior dos prédios do campus Dutra da instituição; EFF é a eficiência  da placa (afirmada pelo INMETRO); GPOA é o valor referente à componente inclinada da irradiação média em Guarulhos, na região da instituição, observado no gráfico 1, dado em kWh/m²/dia; PR é o valor referente às perdas do sistema.

RESULTADOS

Obteve-se gráficos referentes ao potencial de irradiação de cidades de alguns dos estados brasileiros e, por meio da análise desses dados, elaborou-se uma estimativa do potencial elétrico a ser gerado no Brasil por meio da tecnologia fotovoltaica.

CONCLUSÕES

Com o imenso potencial fotovoltaico que o Brasil possui, poderá tornar-se um dos líderes mundiais no emprego de energias renováveis alternativas. Embora o país seja conhecido por possuir uma matriz de geração de eletricidade relativamente limpa e bastante renovável, esta situação não vai perdurar nos próximos anos sem o uso de novas fontes de energia. Existe muito espaço para o crescimento da energia solar fotovoltaica no Brasil. Mais do que uma fonte alternativa, a energia fotovoltaica é uma opção viável e promissora para complementar e ampliar a geração de eletricidade. As condições climáticas e o espaço territorial do país são extremamente favoráveis para esta fonte de energia. (GAZOLI ET AL., 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com