TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares II

Artigo: Estudos Disciplinares II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com a relatora do texto, Clélia Brandão, que é membro da Câmara da Educação Básica do conselho, e professora da PUC de Góias, a grande orientação do texto é que a educação básica, que engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o médio, seja vista como um conjunto. “Não dá mais pra se pensar o ensino por etapas, mas de forma articulada, orgânica”, disse. O texto das diretrizes fala em “conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da educação básica”.

Ao lermos o texto o mundo, de In Galeno, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2008, muito nos leva a reflexão, do papel da educação, em um mundo tão diversificado como o nosso, que mesmo com os avanços tecnológicos e globais ainda é tão diverso, com incontáveis culturas, e um bom exemplo é o nosso Brasil (com seus 24 estados), e onde a extensão territorial é tão grande que temos um estado, maior que um país da Europa. E justo por isso é fundamental que se pense em educação continuada. Respeitando a dignidade da pessoa, o que se pressupõe que sejam a igualdade, liberdade, pluralidade, diversidade, respeito, justiça social, solidariedade e sustentabilidade. Obedecendo uma ordem de transversalidade, respeitando as características de cada região. Na educação básica, podemos aprender a valorizar o que nosso, voltar as nossas raízes, e respeita-las, e recria-las algumas vezes.

Ressaltarmos que pode se entender por diversidade o conjunto das diferenças e peculiaridades individuais. E o texto relata as diferenças existentes em cada um dos seres humanos (ninguém é igual a ninguém, cada foguinho é único). E aqui de onde escrevo região Norte do País (e ainda confundida muitas vezes com a Nordeste) podemos entender a pluralidade cultural, pois temos Comunidades Indígenas, de Campo, Quilombolas, e entre essas muitas são as comunidades ribeirinhas, onde os desafios da educação são maiores, a começar pelo meio de transporte que os estudantes utilizam para ir a escola, que são as canoas e barcos, o transporte escolar é feito de barco escolar, e não de peruas. A merenda também obedece muitas vezes a culinária local como o açaí e a farinha de tapioca (nutrição garantida pelo valor característico do alimento). É quase impossível para um estudante do sul do país, se ver em uma sala de aula como as de alguns interiores do Pará. Em um de nossos encontros na Unip, um de nossos colegas, professor do interior, nos contou que quando passou no concurso, e foi dar aulas, em uma agrovila, a escola só tinha os buracos de portas e janelas, então usando de “criatividade” arranjou a vedação com troncos de arvores, nas mesmas, evitando assim a entrada de um visitante indesejado as onças, comuns nessa região.

A educação cabe respeitar cada fogueirinha, proporcionando a elas que seu brilho permaneça, e se transforme.

Todo o ensino (formal ou não) é voltado hoje para uma sociedade multicultural, respeitando as diferenças, é eu muitas vezes garantimos a igualdade.

O papel da educação, educadores e alunos se modificou ao longo dos anos, e ao definir as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais par a Educação Básica o Ministério da Educação, traçou a garantia de que os direitos sejam respeitados. Contribuindo para o acesso tanto de pessoas portadoras de necessidades especial, como as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com