TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio E Pesquisa Bibliográfica

Casos: Estágio E Pesquisa Bibliográfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

ESTÁGIO E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA:

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

2013

1. Estágio e Pesquisa Bibliográfica

Segundo Pinheiro (2008), o estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que objetiva preparar-se para enfrentar os desafios de uma carreira.

De acordo com os pressupostos de Pinheiro (2008) no estágio é possível assimilar a teoria e a prática, aprendendo as peculiaridades da profissão, já que por meio do estágio se conhece a realidade do dia a dia da área que o aluno escolheu para exercer.

Pinheiro (2008) ressalta que à medida que o aluno entra em contato com as tarefas que o estágio lhe proporciona, tem início a assimilação de tudo aquilo que se tem aprendido e ainda vai aprender na teoria.

A pesquisa bibliográfica, por sua vez, conforme considera Macedo (1994), é o primeiro procedimento de qualquer tipo de pesquisa científica e se refere a uma revisão da literatura acerca do tema escolhido para pesquisa. Macedo (1994) sugere que o termo revisão bibliográfica conceitua um processo que busca o máximo possível de informações já existentes sobre o tema escolhido para estudar.

Cervo e Bervian (1996) dizem que a pesquisa bibliográfica busca conhecer e analisar as contribuições culturais e científicas anteriores a respeito de determinado tema, e é realizada independente ou como parte de outra investigação ou utilizada para fundamentação teórica prévia, justificação dos limites e esclarecimento das contribuições.

Quando um trabalho é realizado por meio de revisão de literatura, apoiado em livros, textos, artigos científicos, entre outros, a metodologia científica nomeia este estudo de pesquisa bibliográfica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CERVO. A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4 ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

MACEDO, N. D. Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1994.

PINHEIRO, Adriano Martins. A importância do estágio. Disponível em: < http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/a-importancia-do-estagio-403435.html>. Acessos em 10 ago. 2013.

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »