TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Ensino Fundamental I

Trabalho Escolar: Estágio Ensino Fundamental I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho de conclusão do Estágio Supervisionado em Educação Infantil foi realizado na Escola Centro Educacional Francisco de Assis, situada na Av. Monte Castelo, n° 830 no bairro do Vergel do Lago, Maceió-AL e tem por finalidade registrar a experiência que tive no período de observação e regência no estagio supervisionado nos anos inicias do Ensino fundamental , e descrever o lugar onde foi realizado o estagio ,o tempo de duração e relatar as atividades desenvolvidas durante este processo.

Durante este período foi observado e registrado o trabalho da professora Iara Feliciano Bispo na turma do 1° ano do Ensino Fundamental ,turno vespertino , tais como os conteúdos didáticos, o planejamento semanal e diário , as brincadeiras ,canções desenvolvidas em sala de aula. Após esta observação foi elaborado um plano de aula de acordo com o planejamento da professora.

A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia sendo professor e mesmo com as experiências passadas as descobertas. As surpresas não param de acontecer, pois ensinar é mais do que um simples trabalho, é um universo onde o “Aluno” recebe toda a nossa atenção e o nosso produto “Educação” prepara eles para enfrentar a vida lá fora.

6

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental I.

1 – Avaliação das atividades de orientação e discussão do Estágio.

As atividades desenvolvidas teve o apoio e orientação da professora Samia Kelle Correia Marinho, tutora presencial, e da professora virtual na disciplina de Estágio Supervisionado .O livro PLT foi de grande ajuda no processo de elaboração deste trabalho de Estágio Supervisionado em Pedagogia, que nos orientou como fazer o Relatório de Estágio.

A professora Iara aplica com muita criatividade seus métodos em suas aulas na turma do 1º ano, vespertino, os Alunos demonstram um grande apreço pela Professora que consegue de maneira simples despertar a atenção e imaginação deles .

Foi uma experiência ótima , esse caminho o qual me leva a descobrir o que ainda faltava para a minha vida profissional trazendo experiências incríveis para o meu desenvolvimento e aperfeiçoamento visando o futuro da minha profissão

O Estágio é uma disciplina muito importante no curso de pedagogia, pois esta disciplina articula a teoria com a prática, e proporciona aos alunos experiências práticas que complementam a aprendizagem teórica

.

2 – Apresentação na Unidade Escolar.

A escola Centro Educacional Francisco de Assis (CEFA) foi fundada no dia 04 de Janeiro de 2013 e conta em sua estrutura com 8 salas ,todas com ventiladores e uma decoração criativa para as crianças se sentirem em um ambiente aconchegante, possui laboratório de informática, sala de jogos e leitura, banheiro masculino e feminino para as crianças e 1 para funcionários, A escola também possui um refeitório para funcionários e alunos, com mesas e cadeiras apropriadas para a idade das crianças; pátio com brinquedos recreativos ,como escorregador, pula-pula, piscina de bolinha, bolas, cordas ,bambolê .A escola conta ainda com uma piscina ,para aulas de natação ,espaço para aula de judô e balett.

A escola possui 15 professoras e 30 funcionários de apoio, incluindo a coordenadora, e tem capacidade para 433 alunos ,com idade entre 3 a 10 anos, e funciona em 2 turnos, matutino e vespertino.

A coordenação da escola realiza projetos e excursões com frequência, para incentivar os alunos e para que eles vivam na prática o que aprendem na sala de aula. A professora incentiva hábitos saudáveis, como lavar as mãos, escovar os dentes. A direção da escola também se preocupa muito com a limpeza no ambiente escolar, e mantém a escola sempre limpa e organizada.

3 – Pesquisa no documento de registro do planejamento da Escola.

A Escola não possui o projeto Político Pedagógico (PPP), ele está em andamento mais não foi concluído, portanto não possui registro.

4 – Entrevista com o Coordenador da Escola

Basicamente minha atribuição é zelar por toda a parte pedagógica da escola, minha proposta é uma coordenação fundamentalmente formativa, com atuação investigativa e reflexiva, agindo como articulada nos processos pedagógicos. Para tanto, algumas ações são: leitura e intervenção nos semanários; orientação e intervenção nos projetos e sequências didáticas; acompanhar o desenvolvimento pedagógico dos alunos; observação das aulas ministradas, apoio pedagógico aos docentes, promoção de eventos de formação e informação à comunidade e aos pais (festas, feira, palestra, reunião de pais...), participar das formações promovidas pela Secretaria de Educação, bem como realizar registros e relatórios; organizar a grade horária das aulas, confeccionar bilhetes, buscar parcerias, realizar reuniões com as famílias quanto necessário, organizar os registros pedagógicos, entre outros.

5 – Levantamento dos objetivos e da organização didática dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Este levantamento não pode ser concluído por não ter registro da Escola em observação, porque o Projeto Político Pedagógico não está concluído.

6 – Apresentação do estagiário aos professores da Educação Infantil.

Fiz o meu estágio na classe da professora Iara, uma professora muito alegre e cativante ,cursou apenas o ensino médio e não tem educação superior, fui acolhida pela professora e pelos alunos do 1° ano com muito carinho, foi uma experiência gratificante o convívio com eles. Fui também muito bem recebida pela coordenação e pelos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com