TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estética E Cosmética

Trabalho Escolar: Estética E Cosmética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  3.236 Palavras (13 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 13

“As Ciências Biológicas Relacionadas aos Recursos Manuais Influenciando na Estética”

São Paulo

2010

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

“As Ciências Biológicas Relacionadas aos Recursos Manuais Influenciando na Estética”

Trabalho apresentado no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da UNIP, para o Projeto Integrado Multidisciplinar II.

São Paulo

2010

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

“As Ciências Biológicas Relacionadas aos Recursos Manuais Influenciando na Estética”

Trabalho apresentado no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da UNIP, para o Projeto Integrado Multidisciplinar II.

Banca Examinadora

__________________________________

Orientador do Projeto

______________________________________

Coordenador do Curso

São Paulo

Cidade Universitária

2010

Aspectos Anátomo - fisiológicos;

Importância do Sistema Músculo – esquelético

A função do nosso esqueleto é nos dar mobilidade, sustentar os órgãos, além de constituir uma reserva de cálcio e fósforo, mantendo esses níveis normais no sangue. Ele é composto de 37 a 40% de cálcio, 50 a 58% de fosfato e 2 a 8% de carbonato, além de outras substâncias em menor quantidade. É constituído de uma matriz protéica que é feita principalmente de colágeno. O cálcio é o mineral mais importante na formação e manutenção do osso, ele se combina com o fósforo para formar o fosfato de cálcio presente nos ossos e dentes e também está ligado a contração das fibras musculares lisas, à transmissão do fluxo nervoso e a liberação de diversos hormônios.

O envelhecimento, processo natural pelo qual todos os seres humanos passam, é caracterizado por diversas modificações no organismo que, em menor ou maior grau, influenciam na autonomia, saúde e na qualidade de vida das pessoas. O sistema músculo esquelético ligado a diversas funções, importantes no nosso organismo, e intimamente relacionado a questões de capacidade funcional e independência de movimentos também sofre alterações. Permite-se afirmar, através das leituras, que uma boa saúde, em especial para os idosos, está relacionada a um bom funcionamento do sistema músculo esquelético que proporcionará a manutenção de algumas capacidades motoras como força e resistência muscular, e que as práticas motoras, embora não consigam frear o processo de envelhecimento, irão proporcionar uma velhice mais saudável e independente. (REVISTA DIGITAL, 2006).

O sistema esquelético consiste de quatro tipos de tecido conjuntivo: cartilagem, osso, medula óssea e periósteo. Existem quatro tipos principais de células. Os osteoblastos são os responsáveis pela deposição óssea. Os osteoclastos estão envolvidos na reabsorção do osso. Os osteócitos são osteoblastos que ficaram presos na matriz óssea e as células de revestimento cobrem toda a superfície livre do osso. Para ocorrer a renovação óssea é necessário que os osteoclastos se liguem a superfície do osso, liberando enzimas que dissolvem o mineral e digerem a matriz, logo após os mesmos sofrem apoptose (morte programada), a partir daí surgem os osteoblastos e repõe o osso removido, os que ficam na superfície se achatam e viram células de revestimento. Este ciclo dura três meses, nas crianças este processo é acelerado, enquanto nos idosos é diminuído. A densidade óssea pode ser aumentada de acordo com a pressão no dia-a-dia, os osteócitos detectam a quantidade de tensão em determinada região do osso e enviam sinais às células vizinhas. O resultado é que quando o osso é carregado tão fortemente num local em que a tensão é maior que a quantidade de referência (tal como o aumento de um exercício enérgico), os processos de modelação e remodelação funcionam para aumentar a densidade óssea local. (SHILLS et al, 2003).

Os íons de cálcio (Ca++) se combinam com os íons de fosfato (HPO4--) para formar o fosfato de cálcio (CaHPO4) quase insolúvel, os sais ósseos são em maior parte compostos por fosfato de cálcio. Quando ocorre a deposição do cálcio, o fosfato também é depositado e cada vez que ocorre a reabsorção de osso, ambos passam para os líquidos corporais ao mesmo tempo. (GUYTON, 1998).

O osso é formado basicamente por dois constituintes:

1) A matriz protéica, composta por colágeno do tipo I (35%, representa a flexibilidade do osso);

2) E os sais ósseos (65%, representa a rigidez do osso), que são depositados sobre a matriz, cuja composição é dada basicamente por íons de fosfato e cálcio, formando assim cristais de hidroxiapatita [Ca3 (PO4)2]. Ca (OH)2.

Os íons cálcio são essenciais para a função de todas as células do corpo. No osso, o cálcio fica combinado ao fosfato e a outros íons, para formar a hidroxiapatita, que é o principal sal. Na verdade, pelo menos 99% de todo o cálcio do corpo estão nos ossos. A hidroxiapatita e as fibras colágenas fornecem a resistência pressional e tensional do osso.

A matriz protéica impede que o osso quebre sob tensão e os sais ósseos impedem que ele se fragmente. O osso é um tecido onde as células representam apenas 2 a 5% do volume e o material inorgânico 95 a 98%, ele é a matriz protéica ou osteóide. O controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com