TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esudo De Caso Desafios Da Administracao No Mc Donalds Brasil

Artigo: Esudo De Caso Desafios Da Administracao No Mc Donalds Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  4.877 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Teoria Geral Da Administração

Teoria Geral Da Administração

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Negócios

Enviado por: wagner.wjs 24 abril 2013

Palavras: 937 | Páginas: 4

ESTUDO DE CASO

DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO NO

MC DONALD´S BRASIL

Referente à disciplina: Fundamentos da Administração

1)Identifique as teorias de administração cujos elementos e características podem ser utilizados para analisar o caso do Mc Donald´s.

Podemos relacionar o caso com a Teoria da Administração Científica, que parte do princípio que o crescimento acelerado e a desorganização das empresas, foi que gerou um aumento da complexidade da administração e a necessidade de maior planejamento e, consequentemente uma abordagem científica, substituindo a improvisação por métodos racionais de trabalho, e a necessidade que as empresas passaram a ter de aumentar a eficiência e a competitividade, procurando um melhor aproveitamento dos seus recursos para poder enfrentar a concorrência e a competição, que aumentavam a cada dia.

Podemos também relacionar com Taylor, onde ele defende que a padronização do trabalho estava relacionada também com o estudo dos movimentos e tempo, haja vista que o aproveitamento, para a produção não só dependia do trabalhador, mas também de como este era preparado.

2) Quais princípios da escola clássica de administração se manifestam na administração do Mc Donald´s? Dê exemplos.

- Padronização das atividades e movimentos:

Formação de um manual de operações;

Padronização do tempo e dos movimentos na produção;

- Treinamento de funcionários:

Programa de desenvolvimento gerencial;

Programa de treinamento para atendentes;

- Incentivos Financeiros:

Apesar de não ser o único incentivo, a rede utiliza o incentivo de 25% de bônus ao funcionário que se destaque no mês;

- Unidade de Comando:

Existe apenas um superior que comanda para cada grupo de funcionários;

- Hierarquia:

A hierarquia na rede é bem definida em: atendente, treinador, coordenador de equipe, treinee de gerente, etc.

EXEMPLO: A padronização no Mc Donald´s – O atendimento: Bom dia senhor qual é o seu pedido? Sempre com um sorriso no rosto, oferecendo um Mc Sunday ou torta para a sobremesa, o obrigado e até a próxima, é um padrão em toda a rede.

3) Qual é a relação entre a força de trabalho pouco qualificada do Mc Donald´s e o movimento de administração científica?

Na administração científica era defendida a divisão de tarefas, onde qualquer um pudesse executá-las.

Na rede do Mac Donald´s acontece o mesmo, contratam uma mão-de-obra barata e sem experiência, oferece um treinamento, e deixa o funcionário apto ao trabalho.

4) Quais práticas motivacionais, inspiradas no enfoque comportamental, podem ser identificadas nesse caso? Qual é o resultado da adoção dessas práticas motivacionais?

Destaque do mês, homenageiam um profissional eleito por seus colegas de trabalho, onde colocam 01 foto e tem 25% de aumento de salário (como um bônus). Tem também gincana chamada (Na ponta da língua) que avalia a compreensão dos seus atendentes sobre o compromisso do restaurante por meio de perguntas realizadas mensalmente por telefone, a unidade que ganhar essa gincana ganha um diploma e por fim outra gincana que se chama (All Star) que premia profissionais que sabem conceitos básicos de serviços e limpeza, com bolsas de estudos aos ganhadores. O intuito do Mc Donald’s é motivar seu colaborador a trabalhar com satisfação para que seus clientes sejam bem atendidos, para que com esse atendimento voltem sempre.

5) Como a teoria dos sistemas pode ajudar na compreensão do caso McDonald’s ?

Considerando que a teoria dos sistemas trata de assuntos como transformações físicas necessárias à fabricação dos produtos e prestação dos serviços; comunicação entre os agentes e colaboradores para desenvolver, produzir e entregar o produto ou serviço atendendo as expectativas e necessidades do cliente; envolvimento das pessoas para que elas se empenhem no processo cooperativo; desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos, para que as pessoas tenham condições de realizar o trabalho da maneira esperada. Para o caso do McDonald’s, a teoria dos sistemas pode contribuir para visão expandida para além do foco interno da empresa; análise da relação do McDonald´s com toda a rede de fornecedores; percepção da interação da empresa com a cultura local dos países onde atua; enfoque na relação entre os franqueados, característica marcante dos negócios da organização; formação de parcerias com empresas de logística e transporte e Estratégia de responsabilidade social, envolvendo a empresa com o seu contexto.

6) Quais são algumas das contingências que influenciam a administração do McDonalds no presente caso?

O tamanho da organização, a internacionalização da marca, a renda e o gosto do consumidor e, o ambiente estável devido a novos concorrentes.

7) Por que, atualmente, o Mc Donald´s oferece um cardápio mais diversificado de produtos do que o cardápio original de dez itens?

Devido a pressão ambiental, o Mc Donald’s vem trazendo algumas modificações no seu cardápio original, tais exemplo do nosso país é a Torta de banana que é uma fruta muito consumida no nosso país, outro exemplo é o suco de maracujá, seu fabricante é nacional. O Guaraná e o queijo quente também são produtos diferenciados do cardápio brasileiro. Todas essas mudanças são para agradar seus clientes.

8) Quais são as dificuldades ambientais que o Mc Donald´s pode enfrentar na atualidade e nos próximos anos?

A maior dificuldade é a globalização e a pressão que a sociedade implica na consciência nutritiva dos alimentos, a tendência para os próximos anos é que a população precisa se alimentar melhor para que sua saúde fique melhor. Estudos mostram que se a população continuar se alimentando mal, seremos mais que a metade do mundo, pessoas obesas e com grandes chances de ter doenças relacionadas a má alimentação, por ter essa consciência o Mc Donald’s criou no seu menu saladas e esta substituindo as batatas fritas por frutas. Toda a empresa que oferece alimentação, tem que ficar atenta com a população, que é na realidade, os seus clientes, para que se alimentem bem e não ter problemas futuros com sua saúde.

...

Baixar como  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »