TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 De Estatistica 3º Semestre

Ensaios: Etapa 1 De Estatistica 3º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Acreditamos que a estatística se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas esportivas e ou econômicas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc. ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais. Mas o estatístico de hoje não se limita a compilar tabelas de dados e os ilustrar graficamente. Deste modo, podemos então definir estatística como sendo a ciência que se preocupa com a coleta, organização, apresentação, análise e interpretação de dados. Mas vamos analisar mais de perto a estatística descritiva.

Estatística descritiva

E a parte da estatística que procura somente descrever e avaliar certo grupo, sem tirar quaisquer conclusões ou interferências sobre um grupo maior. E para que ela seja bem usada é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o pesquisador desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar. Pois "em ciência é fácil mentir usando a estatística, o difícil é falar a verdade sem usar a estatística”.

A estatística descritiva pode ser resumida em algumas etapas.

• Obtenção dos dados.

• Organização dos dados.

• Redução dos dados.

• Representação dos dados em tabelas e gráficos.

Neste trabalho veremos como podem ser feitas tais apresentações (e descrições resumidas) de alguns dados.

Em estatística descritiva teremos, portanto dois métodos : métodos gráficos e métodos numéricos.

Exemplos

O resumo da informação contida nos dados é na maioria das vezes feito por resumos numéricos dos valores de uma ou mais variáveis, denominadas medidas descritivas ou estatísticas descritivas. Alguns exemplos do dia a dia (qualquer órgão de divulgação de notícias oferece todos os dias dezenas de outros exemplos) são:

1. Depois de uma rodada de um campeonato de futebol envolvendo um grande número de clubes, se fosse apresentado, para dar uma idéia da quantidade de gols na rodada, o conjunto de todos os gols acontecidos em cada partida a compreensão geralmente fica prejudicado. A ideia é frequentemente passada por meio de uma média de gols (por partida), com destaques sobre eventuais goleadas ou de partidas sem gols.

2. Quando órgãos governamentais medem a inflação de preços, são pesquisados muitos preços de produtos e serviços. Ao invés da informação sobre cada produto ou serviço é calculado um índice de inflação que resume toda informação, eventualmente destacando-se algo que tenha influenciado em demasia a composição do índice.

3. Numa pesquisa médica, as vezes envolvendo milhares de indivíduos, uma simples percentagem de indivíduos que reagiram ou não ao tratamento informa muito mais do que milhares de indicações individuais se houve controle ou não.

4. Uma pesquisa eleitoral informa somente o percentual de eleitores consultados que prefere cada candidato e não a opinião individual de cada eleitor.

http://www.galileu.esalq.usp.br/mostra_topico.php?cod=209

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com