TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DA AUDITORIA

Projeto de pesquisa: PLANEJAMENTO DA AUDITORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 11

2. AUDITORIA 13

2.1 CONCEITOS 13

2.2 OBJETIVOS E OBJETO DA AUDITORIA 14

2.3 REFLEXOS DA AUDITORIA SOBRE O PATRIMÔNIO 16

3 PLANEJAMENTO DA AUDITORIA 19

3.1 DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO 19

3.2 OBJETIVOS DE PLANEJAMENTO 20

3.3 NORMAS DE PLANEJAMENTO 22

3.4 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO 24

4 AUDITORIA INTERNA 26

4.1 CONCEITOS 26

4.2 OBJETIVOS 28

4.3 A IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DA AUDITORIA INTERNA 30

5. CONTROLE INTERNO 34

5.1 CONCEITOS 34

5.2 TIPOS DE CONTROLES INTERNOS 36

5.3 A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO 38

5.4 CARACTERÍSTICAS DE UM EFICIENTE SISTEMA DE CONTROLE INTERNO........... 40

6. METODOLOGIA 44

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 46

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 47

INTRODUÇÃO

Diante da carência de evolução e perenidade das empresas, é necessário que estas corram atrás de ferramentas que ajudem a desenvolver com mais eficácia o seu processo de gestão. Muitas delas utilizam modelos de gestão deficitários, muitas vezes por falta de conhecimento dos gestores que adotam modelos incompatíveis com seus interesses ou pela utilização errada de determinados sistemas de Controles Internos, deixando de lado os interesses da empresa.

Desta forma é esperado que os contadores se aprimorem, que se conciliem ao novo ambiente organizacional das sociedades mercantis, buscando novas ferramentas de trabalho atendendo às necessidades das mesmas.

Segundo Almeida (2010, p.16):

“As normas de auditoria geralmente aceitas, relativas à execução do trabalho, estabelecem que o auditor deve estudar e avaliar os sistema contábil e o controle interno da empresa, como base para determinar a confiança que neles pode depositar, bem como fixar a natureza, a extensão e a profundidade dos procedimentos de auditoria a serem aplicados.”

Sendo assim, a eficiência do sistema gerencial dentro de uma empresa é indispensável para desenvolver com êxito suas atividades e obter os resultados esperados, ou seja, o sucesso. É aí que entra o trabalho dos auditores, onde irão avaliar o sistema de Controle Interno com a intensão de analisar os métodos utilizados, buscando auxiliar a empresa a desenvolver melhor suas atividades.

O problema imposto para esse trabalho é descobrir qual a importância da Auditoria Interna no processo de gestão e nos sistemas de controle do Patrimônio de uma empresa?

As modernizações e os avanços tecnológicos praticados nos últimos anos fazem com que as empresas procurem se adaptar as novas exigências do mercado. Procurando o aperfeiçoamento de seus mecanismos de trabalho, otimizando seus Controles Internos e desenvolvendo suas gestões de trabalho visando o seu sucesso nos negócios.

Em busca das metas estabelecidas pela empresa, os administradores passaram a ter uma nova visão sobre a contabilidade. Esta por sua vez, passou a exercer um papel importante dentro das organizações que procuram se adaptar às atuais mudanças para alcançar a sua estabilidade econômica e o sucesso nos negócios.

Crepaldi (2007,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com