TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Planejamento Estrategico

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina

Planejamento Estratégico

Rio de Janeiro

2013

Anderson Pereira dos Santos

Analise do planejamento estratégico da Natura

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.

Rio de Janeiro

2013

ROTEIRO DO TRABALHO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES

2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA

2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA

2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS

3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA

4 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

Introdução

Neste trabalho, procuro analisar as estratégias utilizadas pela empresa Natura, para continuar crescendo no mercado nacional e também quanto a sua expansão internacional.

Verificar se a sua missão, visão e valores estão de acordo com o seu planejamento estratégico e também efetuar uma análise com prováveis cenários que a empresa poderá encontrar no futuro, para assim poder se preparar para enfrentar melhor seus desafios futuros.

2 - Desenvolvimento

2.1 – Missão, visão e Valores

Missão - a missão de uma empresa e como seu objetivo, e no caso da Natura, sua missão é “criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar-bem”.

Bem-estar é a relação harmoniosa, agradável do indivíduo consigo mesmo e com o seu corpo.

Estar-bem é a relação empática, bem sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.

Esta missão está de acordo com o propósito deste tópico. A Natura é uma empresa que cria produtos de qualidade, buscando em nosso meio ambiente a matéria prima que precisa, porém sem degrada-lo. Por isto ela é vista como uma empresa ambientalmente responsável. Ela cria e comercializa seus produtos, passando para os consumidores a percepção de que não estão comprando produtos que destruíram a natureza e isto faz as pessoas estarem bem.

Visão – A essência do conceito de visão é onde a empresa quer chegar, e a visão da Natura é “ser uma marca de expressão mundial, graças ao seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, sempre identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo”

Assim sendo, a visão da Natura parece uma consequência de sua missão ser cumprida. Pelo que pude entender, se a empresa levar a sério a sua missão, já é um grande passo para que a sua visão seja alcançada.

Valores - os valores são as premissas que utilizaremos para alcançar a nossa visão e no caso da Natura, seus valores são:

• A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só, tudo é independente.

• Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana, na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.

• A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade.

• O compromisso com a verdade é o caminho para qualidade das relações.

• Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.

• A busca da beleza, legitimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações.

• A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados a sua capacidade de contribuir para evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.

Estes valores estão de acordo estão de acordo com a missão e a visão que a Natura possui. A empresa pretende ser uma marca de expressão mundial, mas sem perder o seu compromisso com a qualidade, inovação e a sustentabilidade que passa para os seus consumidores, ou utilizando um de seus valores “ter um compromisso com a verdade”.

2.2 – Estratégia genérica

A Natura adotou a estratégia genérica da diferenciação, que segundo nossas web aulas, baseia-se em oferecer produtos, com características especificas, que permitam que se cobre um preço prémio por este produto.

Podemos ver claramente esta estratégia em seu modelo de distribuição. A Natura adotou um canal de distribuição consagrado mundialmente pela sua concorrente Avon, porem diferenciou-se pela metodologia de venda, enquanto a Avon praticava a venda por catalogo a Natura realizava suas vendas através de suas consultoras, criando assim um maior estreitamento das relações da empresa com seu consumidor final.

2.3 – Estratégia competitiva (Ambiente externo)

Para verificar a estratégia competitiva da natura, considerei três cenários:

• Salto para o futuro (neste cenário, permanece forte o crescimento da economia e do emprego.

• Crescimento inercial (neste cenário o crescimento da economia e do emprego alcança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com