TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Educacao

Dissertações: Etica E Educacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

1. Ética e Educação

1.1 Relação entre ética e educação

Partido de ponto de vista que a educação constitui um dos factores chaves no desenvolvimento da sociedade, onde a ética representa o padrão de condutas consideradas saudáveis para a mesma sociedade, interessa-nos compreender a relação existente entre os dois termos, assim como a sua importância na transformação do homem novo: critico, criativo, inovador, trabalhador, com auto-reflexão, honesto e/ou justo, que assume as responsabilidades, ou seja, que age eticamente. A questão básica de reflexão sobre a relevância da ética na educação é: “ Até que ponto a escola pode contribuir para formação ética de seus membros na nossa sociedade contemporânea.

De acordo com MAZULA (2005:19), a ética “é a ciência de bens, costumes e remete-nos aos direitos e deveres dos indivíduos da sociedade preocupando-se com o que deve ser em termos de conduta e práticas”. Já para DE LA TAILLE et. all (2004:98), “ética é um foco, condutas consideradas honestas, justas que não lesam o património público. HERMANN (2001:15) por sua vez defende que a ética refere-se “ao bem viver ou bem agir: uma área do saber à qual corresponde o estudo dos juízos de valor referentes à conduta humana, seja tomando por referência as regras de conduta vigentes numa determinada sociedade, seja tomada de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar”. Nesta perspectiva, pode-se definir a ética como chave que abra as portas de condutas honestas e justas ou conjunto de normas e regras que regem a conduta humana sendo que a ética relaciona-se com moral, que por sua vez representa conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

Por outro lado, educação segundo LIBÂNEO (1994:22) “é um processo de desenvolvimento unilateral da personalidade envolvendo a formação de qualidades humanas – físicas, morais, intelectuais e estéticas – tendo em vista a orientação da actividade humana na sua relação com o meio social, num determinado contexto de relações sociais”. Para CIPIRI (1996:6), educação é a transmissão de usos e tradições culturais afins aos seus descendentes, para servirem de elo de ligação entre o passado e o futuro. Portanto, a educação, de forma generalizada, é a transmissão de valores, hábitos, costumes, normas, bem como as capacidades e habilidades aos indivíduos, com vista à conservação e desenvolvimento das suas sociedades.

1.2 Relevância da Ética na educação

A questão da ética é uma das abordagens que parece estar assente nas discussões mais ou menos recentes sobre a educação e a escola, pública ou privada. Segundo GUINOTE (2004:6), “ensinar ética é algo que não pode ser menosprezado e as escolas devem ser onde todos os que a frequentam devem assumir uma postura ética de acordo com as suas funções e obrigações, de alunos a educadores, passando pelos funcionários e familiares”. No entanto, isto, segundo o autor, pressupõe que todos tenham um conjunto de obrigações decorrentes do seu papel do sistema educativo e agirem de acordo com ele, independentemente da existência ou não de normas ou códigos escritos a determina-los, tendo em conta que a educação é, de entre outras coisas da vida, o garante da elevação profissional e o sucesso pessoal. Neste contexto, pode-se dizer que existe uma interdependência forte entre ética e educação. A educação faz com que as pessoas mudem de atitudes e agir honestamente e/ou justamente, mais para tal, é preciso que os educadores tenham e pratiquem os princípios éticos na sua profissão, o que quer dizer, sem educação não haverá ética, e vice-versa.

Em concordância com o pensamento acima, KANT (1996:15), citado por GEORGEN (2005:990) defende que, a educação tem a função de transformar o ser humano em “ser humano”: “o homem não pode tornar-se um verdadeiro homem senão pela educação, pois ele é aquilo que a educação faz. O homem é um ser inacabado que tem em si uma disposição para o bem, mas que precisa de ser desenvolvida”. Para FREIRE (1996:30), “o papel do educador não limita-se em apenas ensinar os conteúdos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com