TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relações Humanas No Trabalho

Trabalho Universitário: Etica E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A humanidade tem assistido a muitas mudanças em quase todos os da vida humana. O desenvolvimento tecnológico está atingindo termos jamais antes imaginados ou mesmo concebido pelo ser humano.

As mudanças decorrentes da evolução e acontecer históricos são muito significativos e representam um exemplo do que pode acontecer com os esforços de criação da mente humana.

As reformas constitucionais elaboradas com vistas à melhoria do serviço público ganharam tons positivos como o incremento da necessidade de estudos e preparação dos servidores. No entanto, pecaram na principal forma de se desenvolver a Administração Pública brasileira, ou seja, não sem focaram na pessoa do servidor público como principal fonte de mudanças positivas para funcionamento do aparelho do Estado.

Há de se perguntar por que se tem falado tanto em ética. Por que a ética tem aparecido como uma das estratégias não apenas de sobrevivência, mas, sobretudo, de expansão dos negócios? O presente capítulo pretende explicitar esta recente relação de parceria entre dois domínios aparentemente incompatíveis: o do lucro e o da educação das vontades, a ética. Nesta perspectiva, a idéia é demonstrar que a ética nem sempre deve ser entendida.

Ética e Administração

Ética no trabalho é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são anti-éticos.

Ética e convivência humana.. A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade.Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos. Em toda educação há um outro em relação. Em toda educação, por tudo isso, a ética está implicada.

A motivação é importante nos espaços de trabalho, pois proporciona que a pessoa motivada desempenhe melhor seu papel no grupo.

Uma pessoa sem motivação, não tem objetivos, muito menos motivos para desempenhar seu papel corretamente, seja qual for.Em um ambiente de trabalho, devemos formar grupos que possuem os mesmos objetivos. Assim os membros destes grupos se sentirão motivados por estarem cumprindo suas tarefas e irão contribuir para o crescimento não só do grupo, mas da empresa toda. Além de chamar pessoas com os mesmos objetivos, devemos incentivar essas pessoas oferecendo bônus, prêmios, como também dando expectativas de crescimento profissional dentro da empresa grupo, etc.

Uma pessoa sem motivação não contribui ou contribui muito pouco para o crescimento da empresa. Ela não dá idéias nem tem motivos para fazer seu papel na empresa de forma excepcional, que vá acrescentar algo relevante para ela ou para os membros da empresa/grupo.

Motivação é importante tanto na vida pessoal quanto na profissional. Se tratando de espaços de trabalho, ela é primordial. Sociedade Brasileira Atual diz respeito a um estudo reflexivo das transformações na conduta humana no campo ético, seja no âmbito empresarial, profissional ou do senso comum. Objetiva transparecer as mudanças vistas na ética e na moral em dois momentos da história. Chegando a considerar por fim que o conceito de ética no pensamento filosófico de Aristóteles leva a contextualização descritiva do que é ética, na sociedade contemporânea, neste cenário se justifica a criação de códigos éticos para a conduta social, profissional e empresarial em prol de uma convivência mais harmônica, justa e livre. Porém, se faz necessário que os valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana do cidadão brasileiro.

ÉTICA PROFISSIONAL

Ética Profissional em Administração

Segundo o código de ética dos profissionais de Administração, a ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual. O exercício da atividade dos profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com