TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Etica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  4.334 Palavras (18 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

A ética nos dias de hoje se torna ponto fundamental no comportamento organizacional das grandes ou até pequenas organizações.

Neste trabalho abordamos o conceito de ética, diferenças entre ética e moral e seus princípios, em um todo o ser humano desde sua estrutura, sua essência como individuo até sua formação no ambiente de trabalho. Também iremos enfatizar a questão dos conflitos éticos que frequentemente surgem desavenças, é útil examinar as causas, gerentes e funcionários muitas vezes sofrem os efeitos de uma tensão entre suas convicções éticas pessoais e as obrigações que assumiram para com as organizações em que trabalham.

O leitor encontrará muitas orientações e definições nas quais irá entender de maneira fácil e simples e assim compreender questões comportamentais e humanas.

Comportamento Ético

1. Conceito de Ética

A palavra ética vem do grego (ethos), significando modo de ser ou caráter, enquanto forma de vida. Aristóteles entendia a ética como sendo o "estudo das propriedades do caráter", isto é, o estudo das virtudes e vícios de caráter do ser humano no seu agir em sociedade.

A ética se preocupa com o binômio "liberdade de escolha / moral", que circunda a vida humana e se resolve com o uso da consciência para a tomada de decisões finais. Estudando o comportamento moral do ser humano, classificando-o como bom/mau justo ou injusto. Devendo ser compreendida como uma ciência moderna que conduz o homem a uma reflexão sobre a responsabilidade de sua conduta e como ela reflete em sua felicidade e interfere na ordem social.

2. Diferença entre ética e moral:

1. Ética é o princípio, moral são aspectos de condutas específicas;

2. Ética é temporal, moral é temporária;

3. Ética é universal, moral é cultural;

4. Ética é a prática, moral é teoria.

A ética é a "vida moral pensada", pois reflete criticamente o que a moral estabelece. A moral é o conjunto de regras concretas.

A ética é importante por que respeita os outros e a dignidade humana, ética é o que todos temos só falta desenvolver e acreditar no bem, a ética nos orienta e nos ajuda para uma vida boa; Mas boa em que sentido? No sentido do bem, fazer o bem para com as pessoas, ajudar, orientar e pensar-nos outros e pensar neles também para podermos ser felizes, atingir a felicidade está também em atingir a felicidade do outro. A ética é praticada sem nenhum tipo de determinação vem de dentro, do consciente.

2.1. Conceito de Moral, Imoral e Amoral.

Afinal o que é a moral? A moral é o conjunto de regras, normas de uma sociedade ou região, é importante porque há muitas pessoas que desrespeitam as leis e são de um instinto mal. A moral é um conjunto de condutas, é o "TU DEVES".

A Moral e a ética são temporais, ou seja, ao longo do tempo se vai modificando, evoluindo, por que estão abertos a novos conceitos e críticas.

É o que está "de acordo com os bons costumes e regras de conduta; conjunto de regras de conduta proposto por uma determinada doutrina ou inerente a uma determinada condição".

No mesmo dicionário, moral também é classificada como o "conjunto dos princípios da honestidade e do pudor".

Imoral é tudo aquilo que contraria o que foi exposto acima a respeito da moral. Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade.

Amoral é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética. A questão moral para este indivíduo é desconhecida, estranha e, portanto, "não leva em consideração preceitos morais".

A normatização da conduta humana é estudada fundamentalmente por três áreas de conhecimento: a ética, o direito, e a teologia moral.

O conceito de Ética, embora apresentado agora de maneira relativamente simples, toma proporções macroscópicas quando abordado nos mais diversos segmentos sociais, sejam eles morais, jurídicos, profissionais, médicos, etc. Gerando cada qual uma discussão ética sobre o próprio objeto de estudo, elaborando eventualmente códigos de conduta ético-morais para determinado grupo social.

Enfim, tendo desenvolvido os conceitos de Ética, Moral e Direito, podemos afirmar serem as duas últimas esferas de formação normativa de conduta humana construída historicamente em determinada sociedade, diferenciados fundamentalmente pelo uso da força coercitiva do Direito pelo Poder Soberano legítimo, enquanto a Ética atém-se ao estudo abstrato do valor das normas morais e jurídicas.

Poderíamos ilustrar tais conceitos colocando a Moral e o Direito como dois círculos secantes, apresentando cada qual região não abrangidas pelos outros, e uma intersecção representando as normas jurídicas que convalidam no Direito positivado as normas morais, sendo este todo influenciado pela Ética, que não está contida nem contém em nenhum, mas inerente a todos.

2.2. Princípios da ética

Justiça;

Igualdade de direitos;

Dignidade da pessoa humana;

Cidadania plena;

Solidariedade;

Responsabilidade;

Fidelidade.

3. Ética Empresarial

O termo Ética tem muitas nuances. A ética foi definida como "indagação sobre a natureza e fundamentos da moralidade, sendo o termo moralidade entendido como juízos morais, padrões e regras de conduta". Foi denominada também estudo e filosofia da conduta humana, com ênfase na determinação do que é certo e o que é errado.

A maioria das pessoas concordaria em que altos padrões éticos exigem que empresas e indivíduos observem princípios morais válidos. Não obstante, alguns aspectos específicos têm que ser levados em conta quando se aplica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com