TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Empresarial

Dissertações: Etica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de tentar responder por que é tão difícil montar, motivar e manter mão de obra qualificada nos dias de hoje. O Brasil é o segundo país do mundo em que mais empresas enfrentam dificuldade para se formar equipes de alto impacto. Segundo um estudo do ManpowerGroup, 71% dos brasileiros dizem ter problema para encontrar talentos adequados às posições abertas. Na média global, a dificuldade é reportada por 34% das empresas. Uma equipe de alto impacto é aquela que está altamente comprometida, entrosada, focada, com um planejamento sólido, conta com profissionais qualificados e uma liderança capaz de convergir todos esses fatores para que a produtividade da corporação seja sempre elevada. Nesta busca, apontou-se falhas comuns nas organizações sobre uma série de fatores-chave que dizem respeito à motivação, buscando apresentar, de forma mais clara e mensurável, o quanto a satisfação, o grau de confiança que seus colaboradores depositam na empresa, inclusive suas participações com opiniões e sugestões sobre planejamento e desenvolvimento que interferem no alto impacto da equipe e nos padrões de excelência desejados.

Palavras-chave: motivação; equipe; desempenho; comportamento humano. 2

INTRODUÇÃO

Durante toda existência humana, as equipes constituíram a forma mais utilizada para a realização de tarefas, como constata-se através de agrupamentos como: famílias, escolas, times esportivos e outros. O ser humano sempre fez parte de grupos. No ambiente empresarial a realidade não é diferente, as equipes de trabalho estão se tornando uma importante ferramenta no contexto organizacional.

O trabalho individual está dando lugar para a realização de tarefas em equipes. Isto porque, atualmente as empresas demandam conhecimentos diferenciados para o atingimento dos resultados desejados, o que leva a formação de equipes formadas por pessoas que se complementam nos diferentes espaços organizacionais.

A busca por qualidade, produtividade, rapidez nas informações e eficiência na execução das tarefas são fatores vitais para as empresas manterem-se competitivas no mercado. Por isso, o trabalho em equipe pode ser uma alternativa para as empresas suprirem essa necessidade e conseqüentemente atingirem seus resultados.

Hipotéticamente acredita-se que se uma equipe possui interação, respeito, profissionalismo, os propósitos da empresa são claros quanto a visão, missão e metas, apresentando características de alta performance.

DESENVOLVIMENTO

Uma equipe de alta performance não é apenas aquela que consegue excelentes resultados. Para ser elevada a esta condição, precisa, necessariamente, da liberdade de atuação e da autonomia, sem dependência do gestor. Este, por sua vez, também precisa de liberdade para se desenvolver, planejar, focar no negócio e ter uma atuação mais sistêmica, e requer ainda uma condição que permita às pessoas e equipes trabalharem felizes e realizadas. A partir da análise pormenorizada do nível de maturidade da equipe e das lideranças nos aspectos técnicos e comportamentais, o programa de desenvolvimento de equipes de alta performance 3

Com foco na conquista da maturidade grupal para a autogestão e para a autonomia. Por meio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com