TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Geral E Profissional

Exames: Etica Geral E Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  1.775 Visualizações

Página 1 de 5

Aula 01 e 02

ATIVIDADE

1) Leia o material, letras da música “É preciso saber viver” e apresente sua opinião sobre a importância da vida em sociedade e profissional. (Artigo disponível em Material de aula>arquivo)

Resposta: Primeiramente é importante ressaltar a mensagem que a música nos passa referente aos que tiverem ilusões sobre a vida, certamente vão acabar se decepcionando ou ficando sozinhos, ou seja, é importante se ter uma visão realista sobre a vida e assim ir aprendendo á viver. Tal informação se enquadra em todos os aspectos da vida (emocional, profissional …).

No entanto nada é tão ruim que não possa ser superado (toda pedra no caminho você pode retirar) e nada é tão bom que seja capaz de durar para sempre (numa flor que tem espinhos você pode se arranhar) e em meio á tudo isso, entre o bem o mal é a sua escolha que vai prevalecer… seu comportamento diante das pessoas e situações é que definirão os seus resultados.

2) Defina em sua opinião o que é ética e moral com base na aula.

Moral: A moral é normativa, ela está ligada á costume de um povo , ao conjunto de hábitos, regras, normas e leis que regem a conduta do povo, nas diversas épocas. Ela pode variar de cultura para cultura.

A moral geralmente está ligada com as necessidades imediatistas de um povo, por isso, pode variar de cultura para cultura e muitas vezes sofrer variações dentro da mesma cultura.

Ética: Possui caráter crítico reflexivo. Ela procura o sentido entre os meios e os fins dos costumes. A ética não estabelece normas e geralmente visa o bem comum e não o individual.

Aula 02

ATIVIDADE

Escreva entre 5 a 10 linhas por questão.

a) Se for convocado para uma guerra, para defender seu país, estaria procedendo mal ao matar seres humanos, ainda que, naquela situação, eles seriam considerados “os inimigos”?

Resposta:

Creio que existem situações e situações, que definem em cada momento o que é ou não correto na forma de agir. Em meio á uma guerra é matar ou morrer, portanto, diante desta situação (guerra) não creio que estaria procedendo mal em matar outros seres humanos… porque nesta situação não poderia contar com a sorte para saber se os “inimigos” achariam ou não que estariam procedendo mal em me matar.

Quando a questão é sobrevivência, o instinto conta muito nas decisões tomadas e neste caso não vejo “legítima defesa” como algo que pode ser julgado como mal.

b) Escreva entre 5 a 15 linhas.

“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta. Os problemas da ética nos aparecem todo dia. Vejamos um exemplo: Subornar um empregado de uma empresa é apenas um problema ético, apenas econômico ou tem os dois aspectos?” (VALLS, 1994). (Justifique suas respostas, fundamente se for preciso, faça citações ou referências, conforme o caso.)

Creio que a questão de suborno envolve os dois casos (ético e também o econômico); ético porque vender seus ideais, sua forma de pensar e trocar a forma de agir que considera correta pela forma de agir pela qual o dinheiro lhe ordena que o faça, não são comportamentos corretos. Caso fossem corretos o faria por si só, sem a necessidade de ser pago para isso.

Econômico porque quanto mais necessitada a pessoa estiver, mais fácil será de comprá-la. Isso ocorre muito entre os policiais brasileiros, muitos não se vendem porque gostam, mas sim porque o que ganham mal atendem as necessidades mensais de suas famílias e é no suborno que tais policiais enxergam uma chance de oferecer aos seus familiares uma condição de vida melhor.

c) Estudo de caso: Leia a história da cena 1 e apresente seu julgamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com