TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Na Gestao Escolar

Ensaios: Etica Na Gestao Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  2.798 Palavras (12 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA – FALC

POS GRADUAÇÃO

FRANCISCO NARCELIO CARDOSO MASCARENHAS JUNIOR

ÉTICA NA GESTÃO ESCOLAR

Prof. Lucimary Carvalho

Projeto de pesquisa Apresentado ao curso de Pós Graduação em Gestão Escolar da Falc como requisito parcial.

FORTALEZA-CE

2013

TEMA

O tema proposto é de grande relevância, para uma melhor compreensão do que ocorre hoje com a base de nossa sociedade, marginalizada pela falta de oportunidades. Do ponto de vista político e econômico trabalhar a educação, torna-se um processo lucrativo para o desenvolvimento social, pois representa solução mais imediata para diversos problemas de cunho social, cultural e econômico.

OBJETIVOS

1. GERAL

Fazer um estudo acerca da importância da ética profissional no campo da gestão escolar, verificando sua essencialidade no que concerne ao desenvolvimento responsável do educando, na prática educativa para a formação de um pensar e agir humanos.

2. ESPECÍFICOS

• Conceituar ética;

• Abordar os princípios éticos;

• Verificar como ocorre a ética na gestão escolar.

SITUAÇÃO PROBLEMA

Qual a importância da ética profissional no campo da gestão escolar?

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 REFERENCIAL TEÓRICO 5

2.1 ÉTICA NA GESTÃO ESCOLAR 5

3 METODOLOGIA 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este estudo versa sobre a ética na gestão escolar. O referido tema é de grande relevância, para uma melhor compreensão do que ocorre hoje com a base da sociedade brasileira, marginalizada pela falta de oportunidades. Do ponto de vista político e econômico trabalhar a educação, torna-se um processo lucrativo para o desenvolvimento social, pois representa solução mais imediata para diversos problemas de cunho social, cultural e econômico.

Faz-se de grande importância entender o valor da ética nos diversos segmentos sociais, para ter esse entendimento basta que se observe o dia a dia das pessoas e tudo que se passa ao redor das mesmas, muitas perderam a sensibilidade para perceber o outro, tornando-se egoístas.

No âmbito da educação com base na ética e na construção de valores morais deve-se passar para a atual geração a importância da coletividade e da parceria como peças fundamentais de uma sociedade democrática, se esse trabalho for bem empregado, tais valores irão passar para as futuras gerações.

Em uma sociedade capitalista como a do Brasil, onde as pessoas estão sempre à procura do lucro, e é comum se ver diariamente nos veículos de informações notícias sobre injustiças, discriminação e corrupção, é preciso que o educador busque o resgate dos princípios éticos e dos valores morais, para que assim tenha-se a possibilidade de termos mudanças significativas em todos os segmentos sociais.

Nos dias de hoje, as escolas possuem um importante papel na formação dos novos cidadãos, este que devem ter consciência de seus direitos e deveres, promovendo acima de tudo mudanças que garantam dignidade para todos, oportunidades e qualidade de vida, promovendo a consolidação da cidadania democrática.

É cabível dizer que a educação consiste em uma das melhores formas, se não a melhor, de conscientizar as pessoas acerca de seus papeis na sociedade, seja como cidadãos ou como educadores. Quanto aos educadores é essencial que tenham consciência de que são formadores de opinião, e se obtiverem êxito na transmissão e sensibilização de seus alunos sobre as mudanças necessárias na sociedade, surgirão grandes chances desses valores serem aplicados.

Frente ao exposto, este estudo tem como objetivo geral fazer um estudo acerca da importância da ética profissional no campo da gestão escolar, verificando sua essencialidade no que concerne ao desenvolvimento responsável do educando, na prática educativa para a formação de um pensar e agir humanos. E como objetivos específicos: conceituar ética; abordar os princípios éticos; verificar como ocorre a ética na gestão escolar.

Busca-se encontrar respostas durante esta pesquisa para a seguinte problematização: Qual a importância da ética profissional no campo da gestão escolar?

Para um melhor entendimento deste assunto, o referencial teórico abordará a ética na gestão escolar. Em seguida tem-se a metodologia apresentando os caminhos traçados para o desenvolvimento deste trabalho.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 ÉTICA NA GESTÃO ESCOLAR

Durante toda a história da sociedade o homem se apresentou com questionamentos acerca de seu modo de agir diante das outras pessoas. São esses questionamentos que formam a ética, que de acordo com Rega (2006, p. 1) “pode ser definida como um conjunto de normas que regulam as decisões humanas”, ou seja, consiste em linhas gerais em um conjunto de regras e orientações de conduta, o certo e o errado.

Desde seu nascimento o homem depara-se com um conjunto de valores aceitos em seu grupo social. As primeiras influências sofridas pela criança vêm da família e com o decorrer do tempo passam a receber influências da escola, de amigos e da sociedade em geral. Assim pode-se dizer que a ética é um elemento essencial para a vida social do individuo.

Teoricamente a ética surgiu na Grécia e era transmitida pelas classes dominantes, na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com