TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2013  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  2.752 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Em meio a tantas mudanças no mercado de trabalho surgiram novas possibilidades de atuação para o pedagogo. Neste relatório de estágio iremos abordar uma das varias áreas disponíveis o tempo atual.

A observação e análise, de cunho qualitativo, que realizamos na Auto Escola CFC Ferrari a qual relataremos a identificação, localização, missão e objetivos.

Com todas as possibilidades que o mercado nos permite seguir, percebemos que o pedagogo ainda se limita somente em escolas formais. Neste mesmo trabalho iremos demonstrar em diversos pontos a falta de um pedagogo nesses espaços não formais. Há uma necessidade muito grande dessas instituições não formais se adequarem nesses aspectos educacionais, um pedagogo iria ser de grande valia na área de planejamento, objetivo, metas e didática. Percebemos a carência de um pedagogo por conta desses motivos, pois em qualquer curso deve ser passado o conteúdo de forma pratica dinâmica.

No caso da Auto Escola o pedagogo iria orientar o professor na didática e planejamento das aulas o que determinar uma maior qualidade. Como por exemplo, nas aulas de primeiros socorros uma abordagem mais real e pratica. Nas aulas de mecânica também um pedagogo conseguiria desenvolver uma forma em que os alunos compreenderiam questões mais sistêmicas temas que na maioria das vezes é longe de nosso cotidiano. Da mesma forma que devemos trabalhar com criança devemos trabalhar com os jovens e adultos, tornar as aulas mais didáticas e dinâmicas, explorar melhor o conteúdo fazendo com que os alunos consigam associa-lo com o seu dia dia, especificamente nesse curso pois apartir dele os alunos iram se tornar condutores conscientes e responsáveis, pelo seu bem estar e dos demais ao seu redor. Um espaço não formal deveria por obrigação legislativa ter o pedagogo para acompanhar o andamento das atividades, pois não basta somente saber o conteúdo, mas também saber passar o conteúdo, neste trabalho verá especificações desse pensamento.

Através desse relatório de estagio concluído teremos um vasto conhecimento nos ambientes não formais da educação.

2 DESENVOLVIMENTO

O contexto educacional é a necessidade de um aprendizado continuo que desperto no educando a capacidade de analisar o desenvolvimento de competência e habilidades educacionais. O trabalho educativo torna-se protagonista da construção de uma sociedade emancipadora e igualitária.

Os estudantes precisam aprender a pensar racionalmente e criativamente, resolver problemas, localizar e comunicar informações, para estarem preparados para um mundo em constante mutação.

A educação não formal busca capacitar o cidadão promovendo projetos de desenvolvimento pessoal e social que podem acontecer em diversos espaços: comunidades, parques, praças, empresas e organização não governamentais entre outros.

A atual escola brasileira esta em mudança, porem ainda esta nos termos tradicionais, não buscam os meios da pratica e assimilação ao verdadeiro mundo dos alunos. E necessários sim conteúdos tradicionais porem existe a possibilidade de intercalar esses mesmos conteúdos a atividades em espaços não formais.

Um dos principais motivos para a falta de iniciativa dos professores em mudar essa situação é a falta de incentivo e consequentemente de motivação. Por conta desses motivos eles pararam no tempo não dando continuidade às mudanças.

Porem como exceções a profissionais capacitados e comprometidos a essa mudança, que tem força de vontade procura melhorias para a educação brasileira.

Como grande exemplo a isso é o professor Tião Rocha que deixou sua carreira como professor universitário para lecionar no interior de Minas Gerais, em um local de difícil acesso, sem recursos nenhum, lecionando em baixo de um pé de manga. Muitas vezes ele foi questionado, pois os desmotivados achavam que aquilo jamais daria resultado. O mesmo era questionado sobre como ensinar sem carteiras, sem cadernos, livros, porem ele provou que há condição sim, mas que para isso deve haver vontade esforço e dedicação.

Podemos como pedagogos desenvolver atividades mais simples porem com uma melhor dinâmica e didática, ir a uma praça desenvolver um trabalho de exploração dos seres vivos, em um zoológico trabalharem animais em extinção, ou mesmo museu trabalhar a historia ou mesmo a literatura, são vastas as opções para se trabalhar o contexto dos espaços educativos não formais.

2.1 A AUTOESCOLA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL

A pesquisa foi desenvolvida em uma Auto Escola, sediada na Rua Padre Bento Pacheco, 765 na região Central na Cidade de Indaiatuba Estado de São Paulo.

A instituição já esta bem consolidada e presta serviços há oito anos, é uma empresa privada.

Pelas pesquisas desenvolvidas percebemos que o nível sócio econômico dos alunos que a frequentam e renda baixa para média.

Ela se adéqua a um contexto não formal, aonde há cursos de formação de condutores. São temas bastante complexos como primeiros socorros, direção defensiva, legislação, Meio Ambiente e Convívio Social. O método utilizado pela professora fundamenta-se pela transmissão de conhecimento e debate dos temas em relação, a vivência diária de cada um. O professor tem de transmitir os conhecimentos necessários para o conhecimento das disciplinas é ele quem faz com que os alunos assimilem o conteúdo com a pratica na condução de um veiculo.

As aulas ministradas são totalmente orais, com pouca intervenção de meios tecnológicos, porem com bastante participação dos alunos, tendo no final de cada aula um simulado da avaliação que os mesmos farão futuramente.

O que nos chamou, a atenção nas aulas observadas foi à interação do professor com os alunos, tinha uns ou dois meios dispersos não interessados pelo o assunto, mesmo assim o professor tentava de forma extrovertida trazer os alunos para o dialogo sobre o assunto em questão.

O tema das aulas são temas muito próximos com a vida real de cada um, o que faz com que a interação seja bem sucedida.

O aluno intervém com situações vividas por eles ou por conhecidos, assimilando a teoria á pratica, desenvolvendo assim a troca de conhecimentos e vivencia.

As autoescolas têm como objetivo orientar e ensinar aos seus alunos suas responsabilidades. Mostrando para os alunos as atitudes que devem tomar em diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com