TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Gestao Escolar

Casos: Relatorio De Estagio Gestao Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  9.177 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ADRIANA FRANCISCA DE CARVALHO MIGUEL, RU: 597855 TURMA:2010/08.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR

TRÊS LAGOAS

2012

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ADRIANA FRANCISCA DE CARVALHO MIGUEL, RU: 597855 TURMA:2010/08.

Relatório de Estágio Gestão Escolar apresentado a UTA – Gestão Escolar, no curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba. Tutor Local: Simone Karina Santiago Barros Centro Associado: PAP-Três Lagoas.

TRÊS LAGOAS

2012

SUAMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................03

2. IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO ESTAGIADO.........................04

3. CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DO ESPAÇO EDUCATIVO.....................04

4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE GESTÃO....05

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................09

REFERÊNCIAS.................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

A gestão escolar foi implantada para substituir à administração escolar o que representa uma mudança radical de postura que originou um novo enfoque de organização, um novo paradigma de encaminhamento das questões escolares, ancorados nos princípios de participação, de autonomia, de autocontrole e de responsabilidade. Tantas mudanças e avanços estão provocando revisão nos valores tanto públicos, como pessoais, gerando com isso a quebra de consensos e a diversificação de princípios.

Em meio a todas as mudanças a família também assume novas formas de organização e identidades, ainda não aceitas totalmente pela sociedade. A escola por sua vez amarga fracassos que tem levado a exclusão, grande parcela de alunos, pela ineficácia de seus métodos e também pela distância que apresenta em relação às reais e urgentes necessidades dos mesmos.

Para novos tempos é necessária uma nova escola, inclusiva e identificada com o processo de construção de uma vida digna para todos e de uma sociedade mais justa. Uma escola onde a prática pedagógica seja vista como prática de vida, de todos e com todos e permita dar significado as suas vidas, na tarefa de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam com sua comunidade.

O presente estágio foi desenvolvido pela acadêmica, Adriana Francisca de Carvalho Miguel, nos dias28/05,29/05,30/0e 31/05 na Escola Municipal Maria Eulália Vieira, na cidade de Três Lagoas - MS. É de grande importância para minha formação a construção deste relatório, pois, através dele poderei aprofundar meus conhecimentos nesta área da educação.

Para a construção deste relatório realizei uma pesquisa de campo no setor administrativo/pedagógico de uma escola a fim de participar de sua rotina e conhecer como acontece esse setor da escola.

Neste relatório serão abordados os seguintes: a descrição completa do estabelecimento de ensino estagiado, com endereço, telefone e-mail, níveis de atendimento; consulta ao Projeto Pedagógico para identificar a concepção de educação, concepção de homem, sociedade adotada pelo espaço educativo, o papel do professor/profissional e o papel social do espaço educativo; e por fim farei uma reflexão descritiva das atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Maria Eulália Vieira

ENDEREÇO: Av. Capitão Olinto Mancini, Nº, 2775,

Bairro: Jardim Alvorada

Cidade: Três Lagoas, MS,

CEP: 79603-010

Telefone: (67)

E-Mail: emmariaeulalia@treslagoasms.org

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta-feira: 7h às 11hs e das 13hs às 17hs

NÍVEIS DE ATENDIMENTO

Educação infantil

Ensino fundamental l e ll

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Segundo as orientações advindas das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Ensino Médio que tem como marco a presença da teoria histórico-cultural. A escola Municipal Maria Eulália Vieira através da coordenação pedagógica busca hoje num processo de discussão constante com seus professores estabelecer parâmetros para uma prática pedagógica, alcançando assim ao longo do tempo a sua identidade no campo das relações entre ensino e aprendizagem.

Segundo o projeto politico pedagógico da escola, na concepção de homem a escola inspira-se nos princípios da liberdade, tolerância e solidariedade, para desenvolver os educandos, preparando-os para a cidadania, o trabalho e as praticas sociais. A escola entende que a educação deve permitir à criança o desenvolvimento de todas as suas habilidades e a construção das competências necessárias. A formação do aluno- cidadão far-se-á pela sua capacidade de aprender, de construir o seu conhecimento. O que a escola busca ensinar aos seus alunos é a inspiração desenvolvida na liberdade humana.

Considerando a importância do contexto vivenciado pelos alunos, os professores são orientados a ousarem na sua prática educativa dando ênfase na contextualização e a interdisciplinaridade e o respeito à individualidade. Procurando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com