TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica No Trabalho

Ensaios: Etica No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.661 Palavras (11 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3

INTRODUÇÃO 4

1 ENTRELAÇAMENTO DA ÉTICA, MORAL E VALORES 5

2 ÉTICA NO TRABALHO 7

3 AS MUTAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO 9

4 AMOR SEM ESCALAS 11

CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

INTRODUÇÃO

A Ética é o exercício de um pensamento crítico e reflexivo quanto aos valores e costumes vigentes tem início na cultura ocidental, na Antiguidade Clássica com os primeiros grandes filósofos, a exemplo de Sócrates, Platão e Aristóteles. Questionadores que eram, propunham uma espécie de estudo sobre o que de fato poderia ser compreendido como valores universais a todos os homens buscando dessa forma ser correto, virtuoso, ético.

A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.

Segundo alguns filósofos, nossas vontades e nossos desejos poderiam ser vistos como um barco à deriva, o qual flutuaria perdido no mar, o que sugere um caráter de inconstância. Essa mesma inconstância tornaria a vida social impossível se nós tivéssemos alguns valores que permitissem nossa vida em comum, pois teríamos um verdadeiro caos.

É necessário educar nossa vontade, recebendo uma educação racional para que dessa forma possamos escolher de forma acertada entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado.

1 ENTRELAÇAMENTO DA ÉTICA, MORAL E VALORES

Estas três concepções fazem ou farão parte em algum momento da vida de todo ser humano, estão interligadas e convergem em alguns aspectos e se diferenciam os outros, dependendo do contexto sob os quais são analisadas.

Toda atitude ética ligada aos valores morais que predominam em nosso grupo social. São esses valores que inspiram nossas ações e servem de referência para avaliar se elas são ou não eticamente aceitáveis.

Quanto a relação da ética com os valores é perceptível um relacionamento indissociável, uma vez que para que o individuo possa realizar uma reflexão ética sobre suas ações, os valores morais já devem estar incutidos através de sedimentados no seu interior.

1.1 Por dentro da Ética e da Postura Profissional

A dimensão profissional da ética teria surgido a partir de desenvolvimento da sociedade capitalista, no que diz respeito questões e técnicas operacionais e ainda onde estavam inseridas socialmente bem como seus objetivos surgindo assim a ética profissional que reflete uma dimensão cotidiana da ética no desenvolvimento das relações de trabalho.

A prática profissional constitui o resultado de uma relação humano – social, sustentada na expectativa de um usuário quanto à disposição e domínio desaber que possui um prestador de serviço. Deste prestador de serviço, o usuário espera não apenas que ele saiba o que fará, como o fará e conheça as condutas técnicas e deliberações sobre como aplicar esse saber, mas que respeite a si próprio como executor de sua tarefa para minimamente conveniente com seu resultado que proporcionará ao usuário no final de seu trabalho.

A prática profissional constitui o resultado de uma relação humano – social sustentada na expectativa de um usuário quanto à disposição e domínio de saber que possui um prestador de serviço. Desse prestador de serviço, ou usuário espera não apenas que Le saiba o que fará, como o fará e conheça as condutas técnicas e deliberações sobre como aplicar esse saber, mas que respeite a si próprio como executor de sua tarefa para minimamente ser humanamente conveniente com o resultado que proporcionará ao usuário no final de seu trabalho. (SOUZA, 2007a).

O autor (2007a) ainda comenta sobre as atitudes que constituem um profissional. Elas são decorrentes da preparação profissional e da conduta moral, resultado da socialização, valores, justiça, porém o autor reflete sobre os gostos e preferências individuais, que intervirão na prática profissional.

A atuação dos profissionais da informação que atuam na área de organização e tratamento da informação e representação temática é permeada pela constante vigília e reflexão sobre os aspectos éticos do exercício profissional, portanto a ética é a base que sustenta a atuação do profissional da informação.

2 ÉTICA NO TRABALHO

Ética no trabalho é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são anti-éticos.

2.1 Ética e convivência humana

Há necessidade de ética porque há o outro ser humano, a atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade. Toda educação é uma ação interativa faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos, em toda a educação há um outro em relação, por isso a ética está implicada.

A motivação é importante nos espaços de trabalho, pois proporciona que a pessoa motivada desempenhe melhor seu papel no grupo. Uma pessoa sem motivação, não tem objetivos muito menos motivos para desempenhar seu papel corretamente, seja qual for.

Em um ambiente de trabalho, devemos formar grupos que possuem os mesmos objetivos. Assim os membros destes grupos se sentirão motivados por estarem cumprindo suas tarefas e irão contribuir para o crescimento não só do grupo, mas daquela empresa.

Em um ambiente de trabalho, devemos formar grupos que possuem os mesmos objetivos. Assim os membros destes grupos se sentirão motivados por estarem cumprindo suas tarefas e irão contribuir para o crescimento não só do grupo, mas da empresa toda. Além de chamar pessoas com os mesmos objetivos devemos incentivar essas pessoas oferecendo bônus, prêmios, como também dando expectativas de crescimento profissional dentro da empresa.

No que Tande a ética no trabalho, esta tem importância fundamental na coletividade, e seu enfoque de vanguarda consiste na abordagem dos aspectos intervenientes nos processos de trabalho.

Neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com