TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica No Trabalho

Artigo: Etica No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  2.678 Palavras (11 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – Uniderp

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Ética e relações humanas no trabalho

Ética e relações humanas no trabalho

Trabalho apresentado ao

Componente Curricular

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Faculdade Anhanguera de Piracicaba.

Profº Tutor Presencial:

Piracicaba, Junho de 2013

Sumário

1. Introdução (Ética e Administração).............................................................................04

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.....................................................10

2.1. Sinopse do filme.....................................................................................................10

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração...12

3. Conclusão....................................................................................................................13

4. Referências bibliográficas...........................................................................................14

1. Introdução (Ética e Administração)

Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, então o homem se consolida em objeto de pesquisa para o discurso moral e político como forma de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade e o sentido do viver humano. As bases da obrigação, e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, e razões para a justiça e a harmonia das condutas. Contudo, o entendimento ético discorre filosoficamente em épocas diferentes e por vários pensadores, dando assim, diferentes conceitos e formas de alusão ao termo.

A ética trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar de valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral. A Ética esta mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razoes de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcança-las. A moral esta mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa.

A ética filosófica reflete sobre os valores essencialmente impregnados na sociedade para a busca da moralidade e consciência, e o meio de como alcançar esses valores morais. Porem inicialmente, quando dos primeiros pensadores gregos, não se estabeleceu regras de conduta nas relações humanas, como atualmente se revelam em códigos de ética profissionais, políticos ou empresariais intuídos em harmonizar moralmente as interações sociais. Desse modo, a moral consiste num conjunto de comportamentos e normas aceitos como validos nas relações humanas, e a ética, diferentemente da moral, trata de estudar sobre a aceitação de alguns comportamentos como legítimos, validos, considerando sempre outras morais pertinentes a aspectos pessoais e culturais. É atribuído a moral dizer o que deve ser feito em determinada situação comum ao interagir do homem com o ambiente e a sociedade, e a ética expor reflexões sobre o comportamento moral e a conduta de cada individuo em seu meio. A ética configura a união de um sujeito e seus valores, ou seja, um conjunto de agente moral e suas virtudes éticas, intrinsecamente ligadas.

Evolução do conceito de ética nos negócios e nas empresas

A ética profissional esta voltada para as profissões, os profissionais, associações e entidades de classe do setor correspondente. A ética empresarial atinge as empresas e organizações em geral. A empresa necessita desenvolver-se de tal forma que a ética, a conduta ética de seus integrantes, bem como os valores e convicções primários da organização se tornem parte de sua cultura.

Década de 60

Debates ocorridos, principalmente nos países de origem alemã, tinham intuito de elevar o trabalhador à condição de participante dos conselhos de administração das organizações.

Década de 60/70

O ensino da ética em faculdades de administração e negócios tomou impulso nas décadas de 60 e 70, principalmente nos estados unidos, quando alguns filósofos vieram trazer sua contribuição. Ao complementar sua formação com a vivência empresarial, aplicando os conceitos de ética à realidade dos negócios, surgiu uma nova dimensão: a ética empresarial.

Década de 70

Ocorreu a expansão das multinacionais oriundas principalmente dos estados unidos e da Europa, com a abertura de subsidiarias em todos os continentes. Nos novos países em que passaram a operar,choques culturais e outras formas de fazer negócios conflitavam, por vezes, com os padrões de ética das matrizes dessas companhias, fato que incentivou a criação de códigos de ética corporativos.

Década de 80

Surgiu a primeira revista cientifica: “Journal of Business ethics”.

Durante a década de 80, foram notados, ainda, tanto nos estados unidos quanto na Europa, esforços isolados, principalmente de professores universitários, que se dedicaram ao ensino da ética nos negócios em faculdades de administração, e em programas de MBA.

Década de 80/90

Formaram-se redes acadêmicas de estudo(isbee e eben) nos EUA e Europa, universalizando o conceito. Especialista sistematizaram os enfoques perseguidos nos estudos de ética nos negócios nos cinco continentes.

No inicio da década de 90, redes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com