TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Nos Negocios

Ensaios: Etica Nos Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  2.526 Palavras (11 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO..................................................................3

2 - DESENVOLVIMENTO........................................................4

2.1 Código de ética .................................................................4

2.1.1Ética Profissional..............................................................5

2.2 Código de ética do Contador..............................................5

2.3 Atos Infringidos pelo Profissional(contador).......................6

2.4 Das Penalidades.................................................................6

2.5 Comportamento Organizacional..........................................7

2.5.1 Analise da Organização Comportamental.........................7

2.5.2 Teoria do Equilíbrio Organizacional.................................8

2.6 Situação Econômica da organização e expansão................8

2.7 Aspectos Desconsideráveis..............................................10

3 - CONCLUSÃO....................................................................11

4 – REFERENCIAS.................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Os contadores profissionais se encontram em situações que dão origem a conflitos de interesse e tais conflitos podem surgir em várias situações que vão desde as mais simples ate casos extremos que originam fraudes e atividades ilegais.

Hoje em dia observa-se uma constante divulgação pela imprensa de escândalos relacionados a fraudes contábeis e financeiras, evidenciando a presença do contador nas empresas e pondo em questão a sua integridade moral.

Com tudo isso,resgata-se a discussão sobre a ética na profissão contábil, o que na verdade jamais deveria ser esquecido em nenhuma atividade profissional.

Demanda-se , a cada dia, mais transparência e disseminação ética em todos os atos, inclusive o profissional, e particularmente exige-se do contador que exerça sua profissão com competência técnica e aplicação das regras inerentes à Ciências Contábeis.

É responsabilidade do contador, apresentar opções lícitas para melhor condução dos negócios de seu cliente ou empregador e oferecer-lhe serviços de qualidade e confiabilidade. No entanto, não é tarefa fácil manter-se ético numa época em que as empresas lutam de forma árdua, e buscam alternativas para reduzir gastos, em especial, os decorrentes da alta carga tributária a que estão sujeitas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito de Ética

Ética é um ramo da filosófica que lida como que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. É a ciência vinculada ao julgamento de apreciação moral. A ética dez respeito aos princípios de conduta que norteiam um individuo.

Embora pareça uma definição simples e de fácil aplicação, é na realidade um conceito complexo, pois engloba juízos de valor, não tão fáceis de serem aplicados.

Para que as atitudes de um individuo, sejam consideradas éticas, é necessário que estejam de acordo com o conjunto de valores imposto pela sociedade. Caso contrário, há o desvio de conduta, e este individuo estará sendo antiético.

Mas, mesmo a ética, que tem sua conceituação muito relacionada a regras, tem suas exceções, conflitos e relatividades, pois o que é considerado moralmente correto numa sociedade, pode ser condenado em outras. Por exemplo, é natural, em alguns países, que um homem tenha mais de uma esposa, algo inaceitável por grande parte das culturas.

Assim, o fato de ter uma conduta ética ou não, está também relacionado ao meio no qual o individuo esta inserido.

Portanto, pode-se conceituar-se como ciência que estuda a conduta dos seres humanos, analisando os meios que devem ser empregados ara que a referida conduta reverta-se sempre em favor do homem.

O uso popular do termo ética tem diferentes significados. Um deles é a ética pessoal, que se refere aos princípios de conduta das pessoas em geral. Existe, também, a ética profissional, que serve como indicativo do conjunto de normas que baliza a conduta dos integrantes de determinadas profissões.

A sociedade tem suas normas, seus conceitos, seus valores e bens inestimáveis. Ela busca, em todos os seus profissionais uma postura que se encaixe nesse conceito como por exemplo as chamadas profissões regulamentadas que, no intuito de garantir a proteção destes bens e valores oferece as profissões determinadas restrições.

Ético é todo profissional que tem como meta sentir-se íntegro e pleno, tendo assim, um profundo e inabalável respeito pelos acordos firmados.

2.1.1 Ética Profissional

A ética profissional trata dos conceitos básicos do direito e do dever. Diante disso, criou-se o Código de Ética Profissional, que tem por objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir-se os diversos profissionais, quando no exercício de suas profissões. Assim, o Código de Ética pode ser entendido como uma relação das praticas de comportamento que se espera sejam observados no exercício da profissão.

Ser ético, enquanto profissional, significa agir em consonância com as normas e os princípios que regem uma profissão.

2.2 Código de Ética do Contador

O profissional contábil é aquele cuja atividade é basicamente, a prestação de serviços e tem como função registrar, avaliar e informar, por meio de pareceres, laudados e estudos, a situação de natureza física, financeira e econômica do patrimônio das pessoas físicas ou jurídicas, dando-lhes parâmetros para a tomada de decisão. Seu trabalho e de grande responsabilidade e fundamental pois é o responsável direto pelos resultados obtidos numa empresa e para a sobrevivência das mesmas.

A responsabilidade do profissional contábil aumentou com o Novo Código Civil, o qual lista seus deveres, principalmente se estes envolver-se com fraudes, seja de forma induzida ou voluntaria.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com