TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Organizacional

Trabalho Universitário: Etica Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

“A Ética Organizacional e a Construção da Reputação”

Zilda Aparecida Freitas de Andrade

RESUMO:

A relação de dependência entre ética e reputação é evidente, os princípios éticos são a base para a construção e manutenção da mesma. Reputação gera segurança para organização além de fortalecer os relacionamentos com seus públicos. A ética organizacional parte da implantação de princípios éticos as atividades da organização.

A manutenção da imagem de uma empresa, hoje, no século da informação e da proliferação de grupos de interesse dos mais diversos, que reivindicam cada vez mais seus direitos e voz nas sociedades de consumo, compõem uma nova força que deve ser compreendida em sua totalidade. A ação não ética de uma empresa resulta no declínio da Reputação da mesma, além de ocasionar uma mancha nos currículos dos executivos da casa, que mesmo que não possuam qualquer envolvimento com o ocorrido, ainda assim, carregam em seus históricos profissionais o estigma da má reputação da empresa empregadora.

Devemos lembrar que a quebra de uma Reputação, não precisa necessariamente ser por fraudes envolvendo milhões; duas ou três palavras, um discurso mal formulado, já é o suficiente para levar grandes negócios por água a baixo.

Uma empresa é constituída por uma identidade e uma imagem. A identidade é aquilo que a empresa é e como a mesma deseja ser percebida, é a “personalidade da organização” e não é variável apesar de poder ser corrigida caso haja necessidade. Já a imagem é construída a partir das percepções adquiridas pelo individuo, é a empresa vista pelos olhos de seu público podendo ter diferentes imagens junto a diferentes públicos, pode ser considerada o “reflexo da identidade” embora muitas vezes se construa uma imagem que não corresponde a realidade.

Percebemos então que nem só de dados financeiros é feito o valor de uma companhia. É de sua reputação que dependem o recrutamento de profissionais competentes, as parcerias estratégicas e também o crescimento nas vendas. É importante ressaltar a necessidade de alinhamento entre a identidade da organização (quem somos), com sua imagem (como somos vistos) e com sua visão (como queremos ser percebidos). Quanto maior o alinhamento entre identidade, imagens e visão, maior será a força da reputação da organização.

Entre exemplos de empresas que possuem um bom alinhamento, podemos citar a “Mabel Alimentos”, que esta localizada no centro-oeste e já disseminada por todo o Brasil, alcançando assim um dos seus objetivos que é ser reconhecida nacionalmente, além de possuir várias ações institucionais para seus funcionários principalmente, de moradia a saúde, concluindo mais um tópico inserido em sua visão.

De exemplo nacional temos a “Natura Cosméticos” que defende a imagem de uma organização verde, utilizando sempre da sustentabilidade em suas ações buscando o equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente. Seguindo a risca este pilar.

E de empresa internacional temos a “Disney World” que sempre buscou levar de adultos a crianças para um mundo de fantasias e diversão, realizando isto com muito sucesso desde sua criação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com