TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Moral E Cultura Organizacional

Trabalho Universitário: Ética, Moral E Cultura Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  1.183 Visualizações

Página 1 de 3

No texto que segue, procurei desenvolver o conceito de temas como: ética; moral; relação entre ética e moral; cultura organizacional; e a importância do comportamento humano nas empresas. Para finalizar, fiz uma conclusão acerca dos temas em questão.

Chegar a um conceito concreto e absoluto de ética não é fácil. Porém, há conceitos que definem mais ou menos o que ela pode significar. A palavra “ética” é derivada do grego “ethos”, que significa caráter ou modo de viver e de pensar de uma pessoa. Logo, ética significa o nosso modo de ver a vida, de avaliar as coisas de forma que possamos defini-las como sendo boas ou ruins, o que depende muito dos nossos valores e princípios, pois nós, humanos, não somos iguais, cada um tem a sua forma de pensar, agir e avaliar suas ações, sejam elas particulares ou em sociedade. Para definirmos melhor o conceito de ética falaremos sobre a moral. Moral tem origem do termo latino “morales”, que se refere aos costumes, ou seja, moral é aquilo que nós fazemos, é a nossa conduta perante a sociedade, em outras palavras são as nossas práticas. Para relacionar a ética com a moral, pode-se levar em conta o pensamento de que a ética explica ou rege a moral, sendo assim, nossos atos são explicados pela ética, uma vez que nossas ações referem-se à moral. Desembaraçando, a ética nos apresenta o pensamento do que pode ser certo ou errado, já a moral age sobre esse pensamento, o que justifica, ou não, o fato de nossos atos serem bons ou ruins, éticos ou não.

Mudando um pouco o assunto (nem tanto assim), falaremos sobre cultura organizacional. Esta se define como um conjunto de valores compartilhados entre uma determinada equipe, o que determina o andamento de uma organização. Pensando nisso, podemos pôr em destaque a palavra “respeito”, pois, como o nome já diz, a cultura é uma coisa que nunca será, pelo menos na maioria dos casos, igual para todos. Trata-se de algo que, muitas vezes, não bate com os nossos princípios e valores, e, por motivos maiores temos que nos adaptar aquele modo de convívio, pois, no caso de empresas, as regras, regulamentos, modo de levar as coisas, podem ser regidas de maneira que não condigam com a nossa ética, moral, crenças, valores e etc. Não saindo muito desse assunto, devemos destacar o quanto é importante que respeitemos a cultura organizacional da empresa na qual estamos inseridos, ou seja, a importância do nosso comportamento frente às regras, valores, princípios, enfim, a tudo o que toca o andamento de uma empresa. Devemos pensar sempre que as nossas ações, sejam elas quais forem, podem definir o futuro de uma empresa para o bem ou para o mal, e que nós não precisamos ser mágicos, apenas fazer o nosso de forma que façamos a diferença, e que sejamos reconhecidos, tanto pelos nossos companheiros quanto pelos nossos superiores numa empresa, de modo respeitoso. Devemos saber e reconhecer que não importa qual o cargo que se ocupa, o que importa é que você também é parte de tudo o que a empresa é, e que o seu comportamento o levou ao status em que você se encontra. Por isso, se pensarmos sempre que somos peças chave, que regras e normas são importantes a seguir, logo nos tornaremos importantes para o crescimento de uma empresa apenas fazendo o simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com