TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, liderança e comportamento organizacional

Resenha: Ética, liderança e comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Resenha  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  226 Visualizações

3. Ética, liderança e comportamento organizacional.

Este capítulo apresenta as formas de liderança e seu conceito. Informações sobre ética e comportamento organizacional, para um melhor entendimento sobre liderança nas organizações atuais.

3.1. Ética

Um possível conceito de ética seria a de que é que lida com a compreensão das noções e seus princípios que auxiliam a moralidade social e da vida individual. Pode ser tratado como uma reflexão para um valor de ações sociais mediante ao âmbito coletivo e ao âmbito individual.

Ao surgir um pensamento crítico e reflexivo quanto aos valores e costumes vigentes, teve início na cultura ocidental, na Antiguidade Clássica com os primeiros grandes filósofos, como exemplo: Sócrates, Platão e Aristóteles. Que eram conhecidos como questionadores pelo fato de oferecer estudos sobre a compreensão sobre valores universais a todos os homens, e dessa forma ser correto, virtuoso e ético.

A ética é considerada como um código moral estabelecido ao logo do tempo para a orientação do ser humano, sobre sua conduta em convívio social, moral e normativo a ser exercido por todos. Com objetivo de educar formalmente nosso comportamento ante outras pessoas, para poder optar entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado. Além de significar ser responsável pelas consequências de nossos atos. Portanto, deve-se colocar em pratica a moral e a autonomia enquanto individuo, a consciência e a responsabilidade são necessárias para uma vida moral e ética.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com