TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e relações humanas no trabalho

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.223 Palavras (9 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO PÚBLICA

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

SUMÁRIO

1. O que é ética? página 4

2. O que é moral? página 4

3. O que é lei? página 4

4. Quais as diferenças e semelhanças entre si(Ética, Moral e Lei) página 5

5. Porquê a ética no serviço público? página 6

6. Quais os benefícios que uma organização obtém página 6

através da ética nos serviços?

7. É possível que as instituições éticas consigam obter página 7

melhores resultados com essa prática?

8. Conceito de responsabilidade social página 7

8.1 Os Stakeholdersenvolvidos nesse processo. página 8

8.2 Como implantar o processo de responsabilidade social página 8

no ambiente de trabalho.

8.3 Certificações para empresas socialmente responsáveis. página 9

8.4 Marketing social. página 10

9. Bibliografia página 12

1. O QUE É ÉTICA?

Ética é o conjunto de normas e regras que orientam a conduta humana, porém estudar ética é estudar os tipos de julgamentos que fazemos sobre o que consideramos o certo ou errado, e esses julgamentos podem ser classificados de acordo com certa linha ética existente, ou seja, a ética é um instrumento que busca uma classificação, uma "determinação do que é certo ou errado, bom ou mau, permitido ou proibido, de acordo com um conjunto de normas ou valores adotados historicamente por uma sociedade" (cf.Danilo Marcondes in: Textos Básicos de Ética, p.9). Já o termo moral é derivado do latim mores (tradução de ήθος = mos), que é uma terminologia específica, moral pode ser usada no mesmo sentido de ética, ou seja, como sinônimo de ética, numa segunda definição pode também ser entendida a tudo aquilo que é tocante ao foro íntimo das pessoas, por exemplo, "aquela pessoa me ofendeu moralmente", ou seja, ofendeu o meu caráter, ofendeu o meu ser.

2. O QUE É MORAL?

Numa breve definição de moral, podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. Como sabemos, as práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cadavez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do contrário, teríamos uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento de nossas vontades. Assim, moral tem a ver com os valores que regem a ação humana enquanto inserida na convivência social, tendo assim um caráter normativo. A moral diz respeito a uma consciência coletiva e a valores que são construídos por convenções, as quais são formuladas por uma consciência social, o que equivale dizer que são regras sancionadas pela sociedade, pelo grupo. Segundo Émile Durkheim, um dos pensadores responsáveis pela origem da Sociologia no final do século XIX, a consciência social é fruto da coletividade, da soma e inter-relação das várias consciências individuais.

3. O QUE É LEI?

Lei (do verbo latino ligare, que significa "aquilo que liga", ou legere, que significa "aquilo que se lê") é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito. A palavra lei pode ser empregada em três sentidos diferentes, conforme a abrangência que se pretenda dar a ela. Numa acepção amplíssima, lei é toda a regra jurídica, escrita ou não, abrangendo os costumes e todas as normas formalmente produzidas pelo Estado, representadas, por exemplo, pela Constituição federal, medida provisória, decreto, lei ordinária, lei complementar, etc. Já num sentido amplo, lei é somente a regra jurídica escrita, excluindo-se dessa acepção, portanto, o costume jurídico. Por fim, numa acepção técnica e específica, a palavra lei designa uma modalidade de regraescrita, que apresenta determinadas características; no direito brasileiro, são técnicas apenas a lei complementar e a lei ordinária.

4. QUAIS AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE SI (ÉTICA, MORAL E LEI)

Na busca de caminhos para o comportamento ético, podemos entrar pela porta das definições elementares. Devemos, no entanto, fazer distinção entre ética e moral. O ser humano separa uma parte do mundo para, moldando-a ao seu jeito, construir um abrigo protetor e permanente. A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez. O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construiu para si. Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda. A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, certa tradição cultural etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político, etc. Há, portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, com o que é válido e de direito para todos os homens. Moral identifica um modo de agir humano, regido por normas e valores, por hábitos e costumes. A moral se relaciona com o comportamento prático do homem, já a Ética é uma reflexão teórica que analisa, critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistemamoral.

As leis estão no campo da moral, e devem ser avaliadas a partir de seus pressupostos éticos. A afirmação de que todos os seres humanos são iguais perante Deus, por exemplo, é uma afirmação ética, um princípio universal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com