TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eticas E Relações Humanas No Trabalho

Artigos Científicos: Eticas E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Ética no trabalho é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são anti-éticos.

Ética e convivência humana.

Há necessidade de ética porque há o outro ser humano. A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade.Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos. Em toda educação há um outro em relação. Em toda educação, por tudo isso, a ética está implicada.

A Ética é o ideal para conduta humana, pois a evolução de seus princípios deu-se juntamente com o processo evolutivo da humanidade, e orienta o ser humano sobre o que é bom e correto e o que deveria assumir, orientando sua vida em relação a seus semelhantes, visando o bem comum.

A Ética de nossa sociedade e a Ética empresarial são inseparáveis, algumas vezes indistinguíveis. Nossas preocupações diárias com a eficiência, competitividade e lucratividade não podem prescindir de um comportamento ético.A Ética no trabalho orienta não apenas o teor das decisões (o que devo fazer) como também o processo para a tomada de decisão (como devo fazer).

A adoção de princípios éticos e comportamentais reflete o tipo de organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. Nosso respeito pelas diferenças individuais e a preocupação crescente com a responsabilidade social, onde inserimos as questões de segurança, meio-ambiente e saúde no cotidiano da nossa gestão empresarial, refletem as relações com seus empregados e para com a sociedade.

Cada indivíduo tem o seu próprio padrão de valores. Por isso, torna-se imperativo que cada empregado faça sua reflexão, de modo a compatibilizar seus valores individuais com os valores expressos nos Princípios Éticos. O espírito do trabalho é tornar as pessoas venturosas, onde cada ser humano reúnem habilidades, conhecimentos e especialidades para satisfação do resultado gerado com seus serviços, assim o médico, o farmacêutico, o operário, o pedreiro apresentam um ideal em comum, de serem felizes, e objetivar a felicidade do outros também.

Desde muito cedo, recebemos de nossos pais os princípios morais, valores que são passados de geração.À medida que vamos crescendo, participando de novos grupos sociais, os valores adquiridos na infância poderão ser modificados ou até mesmo substituídos. Porém, há valores que são básicos e fundamentais para o convívio do homem em uma sociedade: Respeito, Dignidade, Honestidade, Honra, dentre outros. Não se vive em grupo se não houver códigos de conduta e leis que viabilizem o seu desenvolvimento.

A ética no ambiente de trabalho proporciona ao profissional um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre tantos outros, que o conduzem tanto na tomada de decisões como no processo de adotá-las. Ao final, a recompensa é ser reconhecida, não só pelo seu trabalho, mas também por sua postura ética, de valores e conduta exemplar.

A Ética é algo que não pode ser definido como certo ou errado. É a forma de como as pessoas acreditam, é o bom senso, em suma, e como você observa o mundo ao seu redor.

Infelizmente a Ética, postura profissional, relacionamentos no ambiente de trabalho, transformou-se em chavões onde ninguém sabe explicar o que é certo ou não, ou melhor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com