TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo

Tese: Etnocentrismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

ETNOCENTRISMO

Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

Boas

Acreditava-se que as culturas se desenvolviam através de fatos que a sociedade enfrentou (multilinear).

Durkheim

Objeto de estudo -> O fato Social <- Coercitivo generalizado e anterior e exterior.

Coercitivo: Pressão coercitiva da sociedade para que as pessoas se casem.

Generalizado: Está presente em toda a sociedade, ideia de modelo monogâmico no Brasil.

Segundo Durkheim a sociedade não pode ser estudada pelo indivíduo devido à questão da psicologia. A sociedade deve ser estudada a partir de grupos sociais.

Com Durkheim nos distanciamos do etnocentrismo; entendendo a sociedade em sincronismo (funcionalismo) compreender a sociedade.

Concepções de História:

• Evolucionismo: História geral da Humanidade. -> Critérios não científicos

• Difusionismo: história específica de cada ponto. -> Cada cultura evolui com suas características (tempo, história, etc). Difusionismo é a teoria que trata do desenvolvimento de culturas e tecnologias, particularmente na história antiga. A teoria sustenta que uma determinada inovação foi iniciada numa cultura específica, para só então ser difundida de várias maneiras a partir desse ponto inicial.

Malinowski -> Trabalho de campo

Economia de Subsistência -> Mínimo necessário para sobrevivência. Povos com tecnologia simples que não conseguem produzir em grande escala. Economia de miséria/ pobreza. Vem das suposições dos antropólogos, porém estudando constata-se que esta economia é de fartura e não de miséria. Podem produzir excedentes mais não querem = igualdade.

Economia de Mercado é excedente -> Poder para exercer no outro que não tem. Reside a condição de Miséria = Desigualdade.

Conceito de Identidade

Biológica, psicológica e antropológica.

Biológica -> Enfatiza herança genética, da qual derivam as várias raças humanas.

Psicológicas -> Constituição histórica da subjetividade; No caso da psicologia esta subjetividade se refere à constituição do sujeito nas sociedades modernas.

Identidade Cultural

A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos historicamente compartilhados que estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade, ou seja, a identidade das pessoas constitui-se inicialmente de condições históricas e culturais que lhe são dadas, pois ao nascerem se deparam com um grupo familiar em pleno funcionamento, com língua, regras e hábitos. Entretanto a partir de certo momento de nossa vida é possível mudar estas limitações.

Sociedade é o agrupamento de indivíduos entre os quais se estabelecem relações econômicas, políticas e culturais. Numa sociedade existe unidade de língua e cultura e seus membros obedecem a leis, costumes e tradições comuns, unidos por objetivos que interessam ao conjunto, ou às classes que nele predominam.

Sociedade Moderna: Grupos que sua principal característica é a autonomia bem demarcada. Somos capazes de separar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com