TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnografia Urbana

Artigo: Etnografia Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  542 Visualizações

Etnografia Urbana

Esse crescimento irregular da urbanização pode vir ao ocasionar diversos problemas.

Dos problemas estudados nesse tema, podemos ressaltar os problemas pelos quais passam quase todas as metrópoles, que seriam por exemplo os problemas no transporte urbano, os congestionamentos devido a esse crescimento desenfreado, a poluição vinda do acumulo de lixo e esgoto feito em local inadequado, poluição sonora provoca pelo excesso de barulho, elevação dos índices térmicos devido a causa do efeito estufa, super lotação dos hospitais causando problemas no atendimento. O “locus” ou lugar de estudo seriam as grandes cidades que ocorrem esses colapsos, onde a realidade da periferia do sistema capitalista apresenta uma distribuição de renda gravemente desigual entre os ricos cada vez mais ricos em menor número e os pobres cada vez mais pobres e em maior número.

Vivemos essa realidade onde podemos notar a desigualdade pois temos países de primeiro mundo que tem ótima infraestrutura como o Estados Unidos e o Brasil que podemos mencionar como um país da periferia capitalista “subdesenvolvido” que diferente de um país de primeiro mundo não sofre tanto com o cotidiano, tendo menos problemas com transporte público, saúde pública, segurança, saneamento básico, poluição sonora dentro tantos outros.

Podemos concluir que esse crescimento irregular acontece por que esse sistema capitalista não nos oferece uma distribuição de renda igualitária, justa, sendo assim tendo uma desenvolvimento lento e problemas no acumulo de capital. Essa desigualdade social é gerada inequidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com