TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eurotunel

Trabalho Universitário: Eurotunel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 2

EUROTÚNEL

O Eurotúnel foi uma construção ousada que prometia muitas dificuldades. Começou a ser escavado em dezembro de 1987 por duas equipes por duas equipes de escavação: uma britânica e a outra francesa, cada equipe partindo do seu lado. Ambas as equipes escavaram usando maquina tuneladora que, além de escavar, vai colocando s placas de concreto que revestiriam o túnel.

Um dos principais desafios era o encontro do túnel francês e do britânico, pois, caso eles não se encontrassem em linha reta, haveria a necessidade de fazer curvas fechadas que impossibilitam a passagem do trem.

Outro problema enfrentado durante a construção do Eurotunél foi a água, sabia-se que a rocha que separava o túnel do mar era impermeável, a água não a atravessava, porem, em março de 1988, a equipe britânica enfrentou este exato problema. Havia falhas, lugares no subterrâneo que não eram preenchidos por essas rochas impermeáveis, a equipe do lado inglês encontrou uma delas. Portanto tinham de trabalhar rapidamente para que todo o trabalho até aquele ponto não fosse perdido, a equipe passou a tapar os vazamentos a substituir as placas de concreto que revestiam as paredes por placas de ferro fundido, porque eram mais resistentes.

Em 1989, outro problema surgia para os britânicos, era necessário manter um estoque de placas no litoral para facilitar o transporte até a tuneladora, tarefa que não era difícil para os franceses que tinham um litoral plano, mas já para os britânicos , que possuíam um litoral montanhoso, não era nem um pouco fácil, e a área para estoque território litoral britânico já estava se esgotando. A solução encontrada foi pegar o material retirado do túnel pela tuneladora a expandir o litoral britânico usando-o.

Franceses e britânicos finalmente se encontram em 1990 dando origem a um dilema, a máquina tuneladora só anda pra frente e não havia outro modo de remover a máquina a não ser seguindo em frente. A solução foi enterrar uma das máquinas para abrir passagem à outra, o que não era uma decisão difícil de tomar, já que ambas as máquinas se tornariam sucata após escavação do túnel.

Em maio de 1991, o túnel estava pronto, mas ainda faltava preparar o túnel para que ele pudesse ser finalmente utilizado, os trilhos, os terminais e o gigantesco sistema de resfriamento, por exemplo. E finalmente, em 1994 estava inaugurado o Eurotúnel, no inicio, o trem só carregava caminhões e só depois passou a transportar carros e pessoas.

Só houve um acidente sério em toda a história do Eurotúnel: no dia 18 de novembro de 1996, um caminhão que estava sendo transportado por um trem pegou fogo, mas felizmente não houve vitimas fatais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com