TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Eurotúnel

Por:   •  30/3/2016  •  Dissertação  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

O Eurotúnel é considerado o terceiro maior túnel ferroviário do mundo, sua construção foi bastante demorada e seu andamento sofreu várias complicações até que se fosse concluída a obra. O engenheiro projetista foi Rookes Evelyn Bell Crompton. O planejamento da obra se deu muito tempo antes, e já havia tentado iniciar as escavações. Mas o fato de interligar dois países historicamente rivais levantava muita polêmica.

Ao mesmo tempo, o desejo de incrementar as relações comerciais entre os países era uma proposta irrecusável. Então, em 1986 a primeira-ministra britânica e o chanceler francês oficializaram a construção do Eurotúnel, sob investimento da iniciativa privada.

Os processos iniciaram-se, e a escavação do túnel começou a ser feita, sendo conduzida simultaneamente dos dois lados, de um lado uma equipe britânica altamente preparada, do outro, a equipe francesa era de trabalhadores locais amadores treinados especialmente para aquele serviço. O plano era de cada lado conduzir sua escavação, até chegar ao ponto de encontro, no meio do Canal da Mancha. Foram usadas grandes máquinas escavadoras, que eram fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto.

Durante o processo de escavação, as equipes precisavam ficar bastante atentas, pois as máquinas não podiam se desviar do curso. Isso causaria um erro nos ponto de encontro e traria um grande prejuízo à obra. Os trabalhadores enfrentaram muitas dificuldades, em certo momento as paredes do túnel chegaram a vazar, provocando rachaduras e quase comprometeram a obra, contudo esses problemas foram sanados pela equipe de engenheiros que trabalhavam na realização dessa obra.

A Transmanche Link, a empresa de engenharia por trás do projeto usou tecnologia sísmica de perfil desenvolvida para exploração de óleo para verificar exatamente o que havia no leito do mar. Isso ajudou a guiar as escavações para longe da terra frágil debaixo do Canal, identificando um determinado tipo de pedra sob o qual era seguro escavar, dando ao túnel fundações firmes de pedra sólida.

As captações desses resultados eram feitos através de várias escavações feitas no Canal da Mancha, onde era enviado um sonar que captava a rigidez da pedra através de um sonar que emitia um som, e se calculava o tempo que este som demorava a ecoar nas rochas subterrâneas, e desse modo, encontrar a rocha ideal.

O Túnel da Mancha foi construído em três túneis paralelos, dois túneis principais ferroviários que teriam sentido contrário um ao outro, e um menor, denominado túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, ligado aos outros através de passagens transversais em vários intervalos regularmente equidistantes para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.

O túnel foi oficialmente inaugurado pela rainha britânica Elisabete II e pelo presidente francês François Mitterrand, no dia 06 de maio de 1994. Calcula-se que cerca de sete milhões de passageiros fazem essa travessia todo ano. O trajeto dura apenas trinta e cinco minutos em uma velocidade média de 160 km/h. A sua profundidade média é 45,7 metros abaixo do solo do mar.

O Eurotúnel é considerado pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis uma das sete maravilhas do mundo moderno. O Túnel custou nove bilhões de libras. A construção desse empreendimento foi um grande passo para a integração no seguimento político-econômico entre França e Inglaterra, além de amenizar o isolamento Britânico em relação ao que se desenvolve na União Europeia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com