TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eurotunel

Artigos Científicos: Eurotunel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  1.166 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução............................................................................................................03

2. Desenvolvimento....................................................................................................04

2.1. Tentativas anteriores.................................................................................04

2.2. Túnel atual....................................................................................................04

2.3. Construção................................................................................................05

2.4. Estatísticas.................................................................................................05

2.5. Incêndio....................................................................................................05

2.6. Operação..................................................................................................06

2.7. Busca por asilo.........................................................................................06

2.8. O Eurotúnel em filmes..............................................................................07

3. Conclusão...............................................................................................................08

4. Referências Bibliográficas......................................................................................09

5.

Anexos.......................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

O Eurotúnel é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa, consistindo em uma gigantesca obra da engenharia que interliga a Inglaterra à França. Como existe uma barreira geográfica entre os dois países, o canal da Mancha, foi preciso que o túnel fosse construído a 40 metros abaixo desse canal. A distância entre os dois países é de 50 km. Essa construção é composta por três túneis paralelos.

A construção desse empreendimento foi sem dúvida um grande passo para a integração no seguimento político-econômico entre França e Inglaterra, além de amenizar o isolamento Britânico em relação ao que se desenvolve na União Européia.

2. DESENVOLVIMENTO

O Eurotúnel é um túnel ferroviário submarino e subterrâneo de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. Os britânicos também o chamam coloquialmente de The Chunnel.

Sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994. É o terceiro maior túnel ferroviário do mundo, ultrapassado pelo Túnel de Seikan que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão e pelo Túnel de base de São Gotardo, em construção na Suíça.

2.1- Tentativas anteriores

Uma ligação entre a França e a Inglaterra já havia sido proposta em diversas ocasiões:

Em 1802,

o engenheiro francês Matthieu Favier fez uma proposta para a construção de um túnel: os passageiros atravessariam o túnel em carruagens puxadas porcavalos; o caminho seria iluminado por lanternas de óleo e uma ilha a meio do túnel forneceria ar fresco para os cavalos. O custo, mesmo nessa altura, seria de um milhão de libras.

Em 1875, Peter Barlow, construtor do primeiro caminho de ferro subterrâneo, sugeriu que se colocasse um tubo de aço gigantesco flutuando sobre o canal. A ideia foi rejeitada.

Em 1876 são levados a cabo extensos estudos geológicos.

Em 1880 a companhia South Eastern Railway faz perfurações experimentais do lado inglês.

Em 1881 uma máquina de perfurações Beaumont escava um túnel de 820 metros ao longo dos penhascos do lado inglês.

Em 1922 começam novamente escavações do lado inglês, mas após estarem feitos 128 metros de túnel, foram lançadas objeções políticas e as obras pararam mais uma vez.

Foi só após o fim da Segunda Guerra Mundial que os técnicos acreditaram que o conhecimento tecnológico existente era o suficiente para a construção do túnel e começaram a dar-lhe a devida atenção.

2.2- O túnel atual

- Estudo

Em 1957, foi formado o Grupo de Estudo para o Túnel do Canal. No seu relatório, publicado em 1960, recomendava-se a construção de dois túneis ferroviários principais e um de serviço, menor. O projeto foi iniciado em 1973, mas, devido a problemas de financiamento, foi interrompido em 1975 quando já estavam construídos 250 metros de um túnel de teste.

Em 1984, a

ideia foi relançada com uma proposta conjunta dos governos britânicos e franceses para a construção do túnel com fundos privados. Das quatro propostas apresentadas, foi escolhido a que mais se assemelhava ao anterior projeto de 1973 e foi anunciada ao público em 20 de Janeiro de 1986. Em 12 de Fevereiro de 1986, os governos dos dois países assinaram em Canterbury, o Fixed Link Treaty que foi ratificado em 1987.

O percurso planejado ligava Calais, na França, a Folkestone, na Inglaterra. Na maior parte do seu percurso, o túnel encontra-se a 40 metros abaixo do fundo do mar, sendo a seção sul mais funda do que a secção norte.

2.3- Construção

A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabalhadores, que englobava 15 empresas e 5 bancos de ambos os países. Foram usadas grandes máquinas, tunnel boring machine (TBM). Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhões de metros cúbicos de cal foram escavados só do lado inglês; a maior parte foi deitada ao mar em Shakespeare Cliff, perto de Folkestone tendo com isso, roubado ao mar cerca de 360 000 m².

O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com