TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eutanasia

Seminário: Eutanasia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

Etimologicamente a palavra EUTANÁSIA deriva do grego, “EU = bom e THANATOS = morte”, que denomina: Morte em paz, indolor ”. Esse termo foi usado pela primeira vez no Século II D.C. por Suetônio para descrever a morte do imperador César Augusto. No século XVII, por volta de 1623 o termo foi proposto por Francis Bacon em sua obra HISTORIA VITAE ET MORTIS (Historia da Vida e da Morte), como sendo o tratamento adequado as doenças incuráveis. Segundo Bacon, o findar da vida precisava ser aceito com serenidade pela razão e, a medicina deveria esforçar-se para isso. Não se sabe ao certo quando ocorreu o primeiro caso, porém na Grécia antiga, Platão e Aristóteles admitem a pratica da eutanásia ou abandono a própria sorte de recém nascido com anomalias congênitas. Apesar de milenar, o tema eutanásia continua presente na atualidade, pois com as novas tecnologias cientificas, os médicos tem a possibilidade de abreviar o processo de morrer, através de procedimentos como a eutanásia , mas até que ponto isso é ético? A função da medicina é preservar a vida, sendo assim, como justificar o fato de um médico praticar a eutanásia?

Se por um lado muitos são contra a eutanásia, pois tem a concepção que a morte é um processo natural, e assim deve acontecer, cabendo somente a Deus decidir o momento da morte, para outros a eutanásia é tida como um ato de piedade e compaixão por um doente em grande sofrimento físico, mental ou paciente em estado terminal e defende a eutanásia como o direito a uma morte digna. Diante dessa problemática, e pela necessidade de dirimir essas questões, criou-se então um estudo transdiciplinar entre biologia, medicina e filosofia, para que através de um consenso moral fosse estabelecido limite para tal polêmica.

Eutanásia - procedimento adotado para abreviar a morte de um paciente com doença incurável sem que o doente sinta dor ou tenha sofrimento. É praticado pelo médico, com o consentimento da família ou do próprio doente.

A eutanásia pode ser:

• Eutanásia voluntária – ocorre a pedido do doente. É considerado suicídio assistido.

• Eutanásia involuntária – ocorre quando o procedimento e realizado contra a vontade do doente. É considerado homicídio.

• Eutanásia não voluntária – é quando o ato ocorre sem o conhecimento da vontade do

paciente.

• Eutanásia direta - é aquela em que são administrados químicos (injeção letal, medicamentos) de forma a causar a morte ao doente.

• Eutanásia indireta - caracteriza-se pelo desligamento de máquinas que mantinham o doente vivo, permitindo a este uma morte mais lenta, mas natural.

Distanásia - do grego DIS = mal, algo mel feito e THANATOS = morte. Prática onde há um prolongamento exagerado da vida do paciente com doença terminal por meios artificiais, onde ele é submetido a tratamento inútil e dolorido, pois esse adiamento submete o paciente a muito sofrimento. Na verdade, esse processo não prolonga da vida, mas sim o processo da morte.

Ortotanásia - do grego ORTO = certo e THANATOS = morte. É o procedimento feito pelos médicos a pedido do próprio paciente ou a pedido de familiares próximos, onde o médico passa a não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com