TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolucao Da Enfermagem

Pesquisas Acadêmicas: Evolucao Da Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Maria Turkiewicz

A profissão surgiu do desenvolvimento e evolução das praticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. As práticas instintivas foram as primeiras formas de prestação de assistência, estas que nas primeiras civilizações garantiram ao homem sua sobrevivência, onde o trabalho era destino as mulheres,por praticarem o ato de cuidar nos grupos nômades. Os partos domiciliares eram as únicas referencia de enfermagem na época.O surgimentos das primeiras escolas específicas para ensino da arte de cuidar surgiram na Itália e Sicília.Florence Nightingale foi a pioneira para o reconhecimento da profissão ao longo do tempo,quando esteve presente na guerra da Criméia,socorrendo os soldados nas batalhas e sendo adorada por eles.No Brasil, com todas as dificuldades possíveis,teve um início lento,no final do século XIX. A Igreja Católica buscava prestar auxílio aos doentes, melhorando a saúde da população. Anna Nery foi a primeira enfermeira no Brasil, seguindo os passos de Florence NighTingale enfrentou barreiras e desafios,para a profissão ser reconhecida ao longo do tempo.Com os avanços da tecnologia e da medicina, a enfermagem foi se aprimorando e obtendo melhoras em sua área, proporcionando melhores formas de cuidar.

Metodologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica, que visa explicar um determinado questionamento de acordo com referencial teórico indexado, podendo ser feita de forma independente. Para elaboração deste tipo de pesquisa,é necessário consultar trabalhos públicos em livro e artigos científicos de acordo com proposta previamente selecionada.A pesquisa foi realizada por via eletrônica,através de consulta de artigos indexados, foi feita uma leitura do material obtido,para estudo em seguida foi selecionado cinco artigos para conclusão,de acordo com o tema pesquisado, artigos escolhidos foram de 2003 a 2013.

Revisão Literaria

A melhoria dos conhecimentos gerados pela evolução que a enfermagem teve ao longo do tempo mudando formas de tratar o paciente,sendo mas humanizado,mas atenção formas de tratamento de doenças, buscando a melhor qualidade de vida. Desta forma serão abordados temas referentes essa evolução. Origem da profissão, enfermagem moderna, história da enfermagem no Brasil e evolução da assistência da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com