TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Contábil

Trabalho Escolar: Evolução Contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 13

O trabalho tem o objetivo de apresentar como a evolução contábil vem ampliando suas atividades, não se restringindo apenas a função operacional de lançamentos, elaboração e análises de balanços e apuração de impostos. O profissional contábil é aquele que detém as informações em primeira mão nas entidades, porém o mercado tem exigido deste profissional uma adequação às novas necessidades. Exige agora que ele tenha habilidades empreendedoras necessárias a atender a nova demanda do competitivo mercado de trabalho. Assim este artigo tem o objetivo de desenvolver um estudo bibliográfico da historia da contabilidade e sua evolução, apresentando o crescimento do profissional de contabilidade, abrangendo varias áreas da economia brasileira e novas suas atividades.

Palavras – chave: Profissional Contábil, Origem Contábil, Evolução contábil.

ABSTRACT

The paper aims to present how evolution accounting has expanded its activities, not restricted the operational launch, preparation and analysis of balance sheets and tax assessment. The accounting professional is one who holds the first hand information of the entities, however the market has required an adjustment of this new needs, demanding that have entrepreneurial skills necessary to meet the new demand of the competitive job market. So this article aims to develop a bibliographic study of the history of accounting and its evolution showing the growth of the counters in various areas covering the Brazilian economy expanding its activities.

Keywords: Professional Accounting, Accounting Origin, Evolution book.

1 INTRODUÇÃO:

A contabilidade é uma das ciências mais antigas e complexas. Ela existe desde os primórdios das civilizações, quando o homem sentiu a necessidade de controlar os seus bens.

Por muito tempo o contador era considerado como um funcionário indireto do governo, apenas para cálculo e preenchimentos de guias e formulários para atender o fisco. Com a internacionalização do comércio e dos serviços, essa ciência foi ganhando espaço no cenário econômico brasileiro, na medida em que foi exigido maior controle sobre o patrimônio. Como consequências, foram criados princípios e normas técnicas, para que essa ciência, no seu aspecto profissional, acompanhasse os avanços do contexto sócio-econômico e financeiro, nas suas funções de controle e orientação da atividade contábil.

Conforme Silva (2007) e segundo vários estudiosos citados por ele, a Contabilidade se expressa concomitamente com as descrições mentais do homem e sua atividade patrimonial, sendo, portanto, seu surgimento atrelado ao aparecimento da própria civilização. Masi, citado por Silva (2007), afirma a respeito dessa evolução. “Pode-se dizer que em todas as épocas e no seio de cada povo a contabilidade contribuiu para o avanço da civilização. Seu caminho jamais experimentou obstáculos.”

Em cima disto, este artigo pretende apresentar que a ciência contábil desenvolve como elemento importante para a evolução social, no que tange ao controle patrimonial desde sua origem, além de ser instrumento para se tomar decisões, apuração de impostos, entre outras informações, que participam do sistema financeiro e da gestão das organizações, entre outras questões.

Desta forma o artigo apresenta inicialmente a teoria e a origem da contabilidade, em seguida trata da evolução dos objetivos contábeis. Dando sequencia, discorre sobre as perspectivas da contabilidade, discutindo a contabilidade na era da globalização e, também, trata da situação atual do contador, concluindo em seguida.

2 - A TEORIA E A ORIGEM DA CONTABIDADE

Segundo Iudícibus, a Contabilidade busca com apoio de embasamento teórico, criar, aprimorar e desenvolver métodos e modelos de gestão. A teoria da contabilidade objetiva desenvolver o senso critico dos pesquisadores da área, embora tenha sido discutida e estudada a muito tempo. Mas, somente a partir de 1994, passou a integrar em todos os currículos dos cursos de ciências contábeis do Brasil (IUDÍCIBUS; MARION. 1999).

Iudícibus e Marion (1999, p. 19) explicam que a introdução obrigatória dessa teoria veio, sem duvida, trazer enorme contribuição para a formação dos estudantes de graduação na área contábil. Segundo os autores, isso ocorre pelo fato de que os profissionais contábeis se atem muito a aplicação pratica e pouco a teoria.

Ainda se discute a respeito de como ensinar a contabilidade, como forma de atender as mais variadas necessidades e suprir, a crescente busca por profissionais capacitados e qualificados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Estes profissionais devem aprofundar os aspectos teóricos-contabeis para poder associar a teoria à pratica, entendendo a contabilidade como uma ciência social aplicada buscando conhecer a sua base conceitual, a suas metodologias e origens (HENDRIKSEN;VAN BREDA; 1999).

A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio. Dessa forma a contabilidade faz parte da evolução e do desenvolvimento da sociedade.

Iudícibus (2000, p. 29) descreve que a contabilidade é tão antiga quanto à origem de homem pensante. Historiadores remontam os primeiros sinais da existência de contas aproximadamente há 4000 anos A.C. Entretanto, talvez antes disto o homem primitivo, ao inventariar o numero de instrumentos de caça e pesca disponíveis, contar seus rebanhos, contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma simples de contabilidade.

Percebe-se que desde as épocas mais antigas os homens buscam se organizar para controlar seus pertences. Nesse sentido, praticavam atos de comercio através da troca de bens e mercadorias, onde até hoje existe a preocupação em controlar o patrimônio das pessoas e das empresas.

A origem da contabilidade esta relacionada à necessidade de registros do comércio, pois á medida que o homem começava a possuir maior quantidade de seus bens e valores precisava saber quanto isso poderia render e quais as formas para aumentar a sua situação patrimonial. Como tais informações iam crescendo cada vez mais e ficando mais complicadas e de difícil memorização, surgiu a necessidade dos registros, gerando os primeiros esboços voltados para a contabilidade. No Brasil, a contabilidade foi fortemente influenciada pela escola italiana, e evoluiu através da legislação fiscal, pois segundo Lucidibus (2000),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com