TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Da Segurança Do Trabalho

Trabalho acadêmico: Evolução Da Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  9.199 Palavras (37 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 37

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO 8

1.1.-PROBLEMA 10

1.2.-OBJETIVO GERAL 11

1.3.-OBJETIVOS ESPECÍFICOS 12

1.4.-JUSTIFICATIVA 13

1.5.- METODOLOGIA 14

1.6.-DELIMITAÇÃO DO ESTUDO 15

1.7.- ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO 16

2-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 17

2.1. A PALAVRA TRABALHO 17

2.1.2 HISTÓRICO DAS DOENÇAS DO TRABALHO 17

2.1.3- A SEGURANÇA DO TRABALHO 18

2.1.4 A MEDICINA DO TRABALHO 20

2.1.5 – QVT 23

2.1.6 A EVOLUÇÃO DA MEDICINA DO TRABALHO 26

3- CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA MODERNA 29

3.1 HISTÓRICO DA PRODUÇÃO 29

3.2- A EMPRESA ATUAL 30

3.3.- A BS 8800 – A GESTÃO SOCIAL DA QUALIDADE 31

3.4- A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE - GESTÃO DA SEGURANÇA 34

3.5.- A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL E SEGURANÇA DO TRABALHO 37

4-PERSPECTIVAS COMUNS DE SEGURANÇA, SAÚDE E PROTEÇÃO AMBIENTAL 42

4.1.- CONDIÇÕES ATUAIS 42

4.2.-A SITUAÇÃO BRASILEIRA 43

4.3.-AS INSTITUIÇÕES 44

4.4.-O PAPEL DOS TRABALHADORES 45

4.5.-A CUT E SUAS AÇÕES 45

CONCLUSÕES FINAIS 49

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 50

1-INTRODUÇÃO

Qual a percepção dos trabalhadores em relação às condições de trabalho e as repercussões em sua vida?

Analisaremos até que ponto estes trabalhadores têm noção dos riscos ocupacionais pelos quais estão passando diariamente, atingindo seu corpo físico, social, além de seu psiquismo, dado ao isolamento, à fadiga e às relações mal resolvidas dentro da hierarquia organizacional do trabalho, gerando sofrimento e insatisfação profissional.

Nosso objeto de estudo é a percepção do profissional quanto às repercussões das condições de trabalho em sua vida pessoal. Para tanto, necessita-se enfatizar que buscaremos através da articulação dos aspectos que compõem o todo da realidade, a essência da investigação, numa visão de conjunto em que o foco é a repercussão das interferências das condições de trabalho na vida pessoal do empregado dentro de uma empresa.

A aproximação com o objeto de estudo trará muitas respostas que contribuirão para o avanço e a socialização do saber, permitindo auxiliar na compreensão de um contexto maior onde aparecem o processo de trabalho, o risco ocupacional e o processo de conscientização.

Pretendemos identificar a percepção dos profissionais quanto às influências determinadas pelas condições de trabalho na sua vida pessoal e analisar a relação estabelecida entre as condições de trabalho do trabalhador de construção e montagem e sua qualidade de vida.

Há uma necessidade atual de expandir e de aprofundar os estudos a respeito deste tema, visto que na nossa literatura existem poucas publicações e conhecimentos suficientes acerca do assunto.

De modo geral, pode-se afirmar que, atualmente, as organizações não têm apenas responsabilidades econômicas. Diariamente, surgem novas exigências e as mudanças globais levam as empresas a se posicionarem perante as estruturas sociopolíticas do país, da região e comunidade onde estão inseridas. Portanto, para produzir com eficiência, faz-se necessário considerar questões econômicas, de qualidade e de segurança do trabalho dentro da empresa, que evitem desperdícios de energia e materiais e os acidentes de trabalho decorrentes do processo de produção.

Essas mudanças têm influenciado no gerenciamento das empresas, estimulando a criação de novas estratégias para manter-se no mercado, uma vez que à medida que a sociedade foi se conscientizando da responsabilidade socioeconômica das organizações, passou a fazer pressão e a exigir o cumprimento das leis pertinentes à segurança do trabalho.

Existe no mercado de trabalho a exigência de mão obra especializada. Este novo modelo gera reflexos no processo de produção, demandando novas necessidades em termos de higiene e segurança no trabalho, treinamento e desenvolvimento de pessoal, planejamento de carreira, estratégia de cargos e salários e clima organizacional e qualidade de vida.

Este trabalho enfoca a necessidade de qualidade de vida com funcionários motivados através da promoção da saúde e de como atividades esportivas contribuem para aumento da produtividade da empresa. A partir do aprimoramento da qualidade de vida haverá positivamente mais produtividade da empresa e melhor clima organizacional. Baseado em referências bibliográficas dos últimos dez anos, fundamentado nas teorias de administração humanistas que têm se dedicado ao estudo nas áreas de motivação, planejamento, qualidade de vida, atividades esportivas e saúde. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância de ações motivacionais com os funcionários, contribuindo de forma a atingir objetivos propostos pela organização. A implementação de práticas de promoção de saúde e atividades esportivas de forma generalista em pequenas, médias e grandes empresas, com o objetivo de ter funcionários motivados uma vez que essas práticas possivelmente levarão ao aprimoramento da qualidade de vida assim como do clima organizacional. Esta pesquisa trata da qualidade de vida do trabalhador para mostrar fatores preponderantes e determinantes para alcançar-se a qualidade de vida no trabalho (QVT) do indivíduo e seus reflexos dentro de uma organização, além de mostrar os fatores necessários para a implantação de programas de qualidade de vida nas empresas.

1.1.-PROBLEMA

Percebemos que através de sua produção, o trabalhador com aquilo que produz diariamente, com o modo pelo qual produz e com sua finalidade de produção, é que tem determinado o risco ocupacional. As relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com