TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Do Turismo

Monografias: Evolução Do Turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO TECNOLOGIA E TURISMO DE OLINDA

ALUNO: ENSON GUALBERTO DA SILVA

MATRICULA: 2014.1.09240 / SALA:05

CURSO: TURISMO. / TURNO: NOITE

DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO TURISMO.

PROFESSOR: TAMISA RAMOS VICENTE.

ASSUNTO: EVOLUÇÃO DO TURISMO.

OLINDA

23/04/2014

Evolução do Turismo

Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as Recomendações da Organização Mundial de Turismo, Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo, o definem como as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros.

Turista é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro.

Efeitos produzidos a nível do turismo

Relativamente à procura, houve uma redução ainda maior da duração do trabalho diário e semanal, os rendimentos reais diminuíram, porém sem renúncia às viagens, que passaram a ser encaradas como um bem de primeira necessidade (em contrapartida férias mais econômicas e destinos mais próximos). No domínio das motivações destaca-se a procura de programas de férias com inclusão de atividade culturais e desportivas.

O turismo pode ser estudado e apresentado segundo diferentes abordagens, pois é

uma atividade que se encontra em constante evolução. Uma das abordagens mais

usuais consiste em apresentar o conceito com base na procura e na oferta.

Baseado na procura, o turismo é: uma atividade relacionada com a deslocação de pessoas para fora das suas áreas habituais de residência e trabalho, desde que essas mesmas deslocações não se venham a traduzir em permanência definitiva na área visitada, com as atividades realizadas durante a estada e com as facilidades criadas para acolher e entreter os turistas.

Naquela altura, o turismo era definido como o conjunto das relações e fenômenos originados pela deslocação e permanência de pessoas fora do seu local habitual de residência, desde que tais deslocações e permanências não sejam utilizadas para o exercício de uma atividade lucrativa principal, permanente ou temporária.

Esta definição, que integra o conceito de visitante não fazendo a separação entre turistas e excursionistas, destaca os seguintes elementos de interesse:

o turismo é um conjunto de relações e fenômenos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com