TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Historica Da Contabilidade

Trabalho Universitário: Evolução Historica Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução Histórica da Contabilidade

A contabilidade é tão antiga quanto a própria civilização, com o rompimento da vida comunitária surgiram as divisões e os senso de propriedade. Assim cada pessoa criava sua riqueza.

Herança denominada patrimônio o termo passou a ser usado mesmo que os bens ão tivessem sido herdados.

A contabilidade esta ligada a necessidade de registros do comércio. O homem enriquecia com isso a necessidade de técnicas para controlar e preservar o seu bens.

Com o surgimento de administrações particulares, se fez necessária a necessidade de controlar entradas e saídas de bens.

Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma: Período Antigo, Período Medieval, Período Moderno e Período Científico.

Período Antigo

Patrimônio representado pelos rebanhos e outros bens.

Período Medieval

O aperfeiçoamento e crescimento da contabilidade foram consequência natural das necessidades gerada pelo advento do capitalismo nos séculos XII e XIII. O trabalho escravo cedeu lugar ao assalariado. No final do século XIII apareceu pela primeira vez a conta Capital, representando valor dos recursos injetados nas companhias pela família proprietária.

Período Moderno

A contabilidade torna-se uma necessidade, enfatizando que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde a número positivo e negativo. Devedor e credor essa também é uma prática que foi estipulada na época. Foi na Itália as primeiras restrições a prática da contabilidade por um indivíduo qualquer, passando somente a reconhecer como contadores pessoas devidamente qualificada para o exercício da profissão.

Período Científico

A criação das grandes empresas, como as multinacionais, requeriam grandes capitais de muitos acionistas, foi a causa primeira do estabelecimento de teorias e práticas contábeis, que permitissem correta interpretação das informações por qualquer acionista e outro interessado.

Hoje as funções contabilísticas não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando- se num mercado de economia complexa, vital para as empresas, ao fornecer informações mais precisas possíveis para a tomada de decisões e atrair investidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com