TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolución Histórica de los Sistemas de Contabilidad de Gestión

Tese: Evolución Histórica de los Sistemas de Contabilidad de Gestión. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Tese  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 8

O Impacto da Tecnologia da Informação no Profissional Contábil

Naiana Vasconcelos Silva Cruz

Renata Peixoto

Suzana Chaves

Joana D´Arc Silva Galvão de Carvalho

Edilson Paulo

Mariano Yoshitake

João Agnaldo do Nascimento

Brasil

Fundação Visconde de Cairu

Salvador - Bahia

e-mail: edilsonpaulo@cairu.br

Palavras chaves: contabilidade; exercício profissional; tecnologia da informação

Tema: Evolución Histórica de los Sistemas de Contabilidad de Gestión

Recursos Audiovisuais: projetor multimídia (data-show)

O Impacto da Tecnologia da Informação no Profissional Contábil

Palavras chaves: contabilidade; exercício profissional; tecnologia da informação

Tema: Evolución Histórica de los Sistemas de Contabilidad de Gestión

Resumo

Os avanços trazidos pela evolução da informática e com o advento da Internet introduziram no campo empresarial, bem mais que meras sofisticações operacionais, permitiram que não só evoluíssem os modelos gerenciais, mas influenciaram o trabalho do profissional contábil. A Tecnologia da Informação aliada a Contabilidade permitiu que fossem dadas características peculiares às transações e a análise econômica e financeira, com a introdução de modelos gerencias mais sofisticados. Acompanhando o novo ritmo dos negócios, é cobrado do profissional contábil, cada vez mais que este procure capacitar-se. Por outro lado, o fluxo de operações mais abrangentes e a disponibilização de certos serviços através dos meios eletrônicos, trouxe bem mais que simples reflexos na utilização das informações contábeis, transformou a forma de atuação do profissional contábil e a postura assumida perante o processo decisório, atuando agora como o gerenciador de informações. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de comunicação contábil dentro do contexto atual, principalmente no que se refere a mudanças ocasionadas na execução das atividades e no perfil do profissional contábil. A pesquisa foi delimitada através da literatura especializada existente sobre o referido tema, adotando a pesquisa bibliográfica desenvolvida por intermédio de material já elaborado em relação ao tema do estudo, e da pesquisa documental baseada na coleta de dados restrita a documentos oficiais emitidos pelos organismos regulamentadores da profissão contábil, bem como os organismos representativos dos grupos de usuários interessados na informação contábil.

1. INTRODUÇÃO

A profissão contábil vem passando por processos de melhoria e aprimoramento durante séculos. Houve mudanças significativas tanto nas normas e padrões que norteiam a Contabilidade, quanto nos procedimentos contábeis. Com a informatização e o advento da Internet, as velhas rotinas operacionais cedem espaço para a modernização sistemática dentro das organizações, livros, registros, fichários, formulários contínuos cedem espaço a disquetes, amplos arquivos engavetados são armazenados em arquivos nos microcomputadores e viram planilhas de informações com acesso livre a diversos usuários. Por outro lado, a velha figura do guarda-livros, antes direcionada ao profissional contábil, cede espaço para os sistemas contábeis, sendo a principal fonte de informações dentro das empresas.

2. A EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO CONTÁBIL

A Contabilidade e suas práticas existem na sociedade desde tempos remotos, e seus processos de registros foram evoluindo para acompanhar o próprio desenvolvimento social. Segundo Sá (1999, p.17):

“Antes que o homem soubesse escrever e antes que soubesse calcular, criou ele a mais primitiva forma de inscrição que foi a artística, da qual se valeu para também evidenciar seus feitos e o que havia conquistado para seu uso”.

Acredita-se que a gênese dos primeiros registros se encontra nos sulcos ou rabiscos e sinais encontrados nas grutas e cavernas da Antigüidade, sendo esse fato um ponto de divergência para os historiadores que defendem a idéia de que tais “figuras” serem manifestações artísticas. Independentemente de serem manifestações artísticas, é inegável que o mesmo tenha contribuído para o surgimento dos primeiros registros. O desenvolvimento das civilizações, impulsionado pela economia de produção e o surgimento da escrita também foram um dos fatores de influência para o desenvolvimento dos registros contábeis. A Contabilidade primitiva, era utilizada como ferramenta de o controle e o registro bens, tanto a nível de relações comerciais como de apoio as atividades do Estado, que necessitava de mecanismos de controle para fins de arrecadação e meio controlar suas riquezas, cujas relações foram se intensificando cada vez mais com o próprio progresso das civilizações.

Analisando o progresso das civilizações, e os próprios meios e recursos disponíveis de evidenciação dos fatos, percebe-se que os registro e controles, nem sempre assumiram a mesma característica, ou eram determinado de mesma forma, mais tão somente a lógica contábil inserida em suas ações, caracterizam-se como a mesma.

Os Sumérios, segundo Schmidt (2000, p.76), utilizavam-se de tábuas para registrar as transações efetuadas. Nessas tábuas, ou fichas de argila, eram mantidos os controles da produção, dos bens, das transações. Essas fichas de barro foram classificadas em duas categorias: fichas simples e complexas. As simples – eram esféricas, arredondadas, triangulares, ou retangulares e traçam por volta de 8000 a. C, sendo criadas principalmente em zonas rurais; as complexas – também possuíam uma variedade de formas, porém com incisões ou pontuações e freqüentemente perfuradas, eram usadas em muitas cidades e nos arredores dos templos.

Esse regime de classificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com