TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da carta

Tese: Evolução da carta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Tese  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 8

Era uma vez quatro amigos

Que encontraram quatro amores e se casaram

Mas, quem casa quer casa

Ou até um automóvel

Um dia todos se encontraram de novo,

Foi uma festa!

Que começou no parque...

E terminou na floresta.

A evolução da escrita

Escrita ou grafia consiste na utilização de sinais (símbolos) para exprimir as ideias humanas. A grafia é uma tecnologia de comunicação, historicamente criada e desenvolvida na sociedade humana, e basicamente consiste em registrar marcas em um suporte.

Mesmo que, habitualmente, a função central atribuída à escrita seja a de registro de informações, não se pode negar sua relevância para a difusão de informações e a construção de conhecimentos.

Acredita-se que tenham criado a escrita a partir dos simples desenhos de ideogramas: por exemplo, o desenho de uma maçã a representaria, e um desenho de duas pernas poderia representar tanto o conceito de andar como de ficar em pé. A partir daí os símbolos tornaram-se mais abstratos, terminando por evoluir em símbolos sem aparente relação aos caracteres originais. Por exemplo, a letra M em português na verdade vem de um hieróglifo egípcio que retratava ondas na água do mar e representava o mesmo som.

Importância da escrita

Desenvolvimento e evolução da escrita

A escrita se desenvolveu de forma independente em várias regiões do planeta, incluindo o Oriente Médio, a China, o vale do rio Indo (atual Paquistão), a América Central e a bacia oriental do mar Mediterrâneo.

Os sistemas de escrita evoluíram de forma autônoma e não sofreram influências mútuas, ao menos em seus primórdios. Possivelmente, as escritas mais antigas são a escrita cuneiforme e os hieróglifos.

Ambos sistemas de escrita foram criados há cerca de 5500 anos, entre sumérios e egípcios. Os hieróglifos originaram-se no Antigo Egito e a escrita cuneiforme na Mesopotâmia, (atual Iraque).

Em geral, ao longo da história e, principalmente nos seus primórdios, a escrita e a sua interpretação ficavam restritas as camadas sociais dominantes: aos sacerdotes e à nobreza, embora a escrita fenícia, tivesse fins essencialmente comerciais. A alfabetização somente se difundiu lentamente entre camadas mais significativas das populações após a Idade Média.

O surgimento da escrita

Uma das principais consequências do surgimento das cidades e dos Estados foi a escrita, criada por volta de 3500 a.C. Com a escrita, o ser humano criou uma forma de registrar suas ideias e de se comunicar. A linguagem escrita é especial porque permite que a vida que levamos hoje seja conhecida pelas gerações que virão depois de nós.

Desenhos nas cavernas - A escrita surgiu inicialmente através dos desenhos feitos nas cavernas com sangue de animais, folhas e terra, que contavam fatos ocorridos entre os povos como o abatimento de um bizão, a guerra entre eles, as caçadas bem sucedidas, enfim, eles tinham necessidade de divulgar o que estava acontecendo.

Escrita cuneiforme – Consiste em “escrever” sobre uma placa mole de argila, de maneira que a “escrita” ficasse afundada com o instrumento utilizado (cunha).

Escrita hieróglifa – Consiste em “escrever” com tintas sobre uma base que poderia ser pedra ou papiro.

Projeto – “A evolução da escrita”

Desenvolvimento do projeto

• Inicialmente pergunte às crianças o que elas achavam que aconteceria se vivessem num mundo onde não existisse a escrita.

• Converse sobre a importância da escrita para a comunicação, para a universalização das sociedades e fale sobre alguns povos escrevem de maneira diferente de outros (árabes, japoneses).

• Peça que pesquisem sobre os diferentes tipos de escrita que existem na atualidade.

Proponha que as crianças reescrevam toda a história através de desenhos.

• Proponha atividades que mostrem a “Evolução da escrita” desde a Pré história até os dias atuais.

Atividades

Atividade 01 – Pintura rupestre com relevo

A arte rupestre é o nome dado as gravuras feitas em abrigos, cavernas, paredes, tetos rochosos e também em superfícies rochosas ao ar livre, as mais antigas foram datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em lugares protegidos pelas ações da natureza.

Material: Cartolina branca, Cola branca e Giz de cera triangular.

Modo de fazer:

• Após o estudo da Arte rupestre, dos desenhos nas cavernas (registros em desenhos de fatos ocorridos nas civilizações), as crianças deverão fazer desenhos inspirados na época.

• Deverão contornar todo o desenho com cola branca (camada grossa) e esperar secar.

• Deverão pintar com giz de cera (deitado) vagarosamente. O desenho feito com a cola branca aparecerá.

Atividade 02 – Pintura rupestre com esponja - Painel

Material: Cartolina branca e colorida, Papel Kraft, esponja, Tinta guache marrom e tesoura.

Modo de fazer:

• Após o estudo da Arte rupestre, dos desenhos dos animais desenhados nas cavernas, desenhe animais e guerreiros na cartolina colorida. Recorte-os.

• Espalhe os animais e guerrilheiros sobre uma folha de cartolina branca ou papel Kraft.

• Molhe a esponja no guache

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com