TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução das organizações após a revolução industrial

Projeto de pesquisa: Evolução das organizações após a revolução industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 HORÁRIO FLEXÍVEL DE TRABALHO 4

2.1.1 Horário flexível reduz níveis de estresse 4

2.1.1.1 Modalidades do horário flexível 4

2.1.1.1.1 Vantagens e desvantagens 4

3 A EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES APÓS A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 5

3.1 A tendência atual das organizações 5

3.2 Processos de grupo 5

3.3 Grupos formais e informais 6

3.4 Sociedade da informação 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

No mundo atual cada vez mais vem crescendo a necessidade de conciliar jornada de trabalho e compromissos do dia a dia. Muitas pessoas se atrasam ou solicitam mais folgas para levarem os filhos ao médico, ir ao dentista, etc.

Algumas empresas estão adotando o horário flexível para a entrada e saída no trabalho percebendo a satisfação e determinação dos funcionários na execução das tarefas.

É importante questionar o quanto é desafiador este processo que envolve vantagens e desvantagens para ambas as partes, pois, requer muita disciplina e organização.

Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo levantando dúvidas e abordando outros aspectos referentes a essa modalidade.

2 DESENVOLVIMENTO

No início do século VIII, os empregadores forneciam os equipamentos e supervisionavam seu uso e do outro lado os trabalhadores eram vistos como simples operários. Com a evolução tecnológica e o crescimento das organizações, o trabalho manual deu lugar às máquinas e então surgiu a necessidade de criar programas de treinamento, formação e desenvolvimento, para que os trabalhadores adquirissem mais habilidades e conhecimentos para adequação ao cargo. Entretanto, esse avanço tecnológico traz a existência de novas formas de organização do trabalho e mais especificamente do tempo de trabalho.

2.1 HORÁRIO FLEXÍVEL DE TRABALHO

Mesmo estando em pleno século XXI, algumas empresas ainda resiste a essa nova modalidade e preferem manter o banco de horas. Mas, diante das queixas frequentes dos funcionários referentes ás dificuldades de conciliar trabalho e outras atividades do dia a dia esse conceito vem mudando e então vem crescendo a adaptação de acordo com essas necessidades visando um bem estar para ambas as partes.

Para implantação do horário flexível é importante verificar dois fatores: Regras bem clara e disciplinas das partes envolvidas. Sem isso fica difícil o controle de entrada e saída dos funcionários e a continuidade do trabalho sem que haja perda de qualidade na realização das tarefas.

2.1.1 Horário flexível reduz níveis de estresse

Ao se obter essa autonomia os funcionários passam a ter mais motivação e resolvem seus conflitos do dia a dia, nos horários de folga evitando assim pedir dispensa do serviço. Tudo isso reflete na qualidade de vida na empresa como vemos abaixo:

RICHFIELD _ A saúde e o bem-estar de adultos que passam grande parte de sua vida num local de trabalho melhoraram substancialmente quando eles podem trabalhar em horários flexíveis, de acordo com um estudo publicado no Official Jornal os the American Sociological Association. O estudo foi liderado por Phyllis Moen, chefe do Departamento de Sociologia da Universidade de Minnesota, e analisou o que aconteceu com mais de 600 empregados de uma empresa americana de serviços, que adotou uma iniciativa de horários flexíveis para seus empregados. (Phyllis Moen, 2011).

Como se pode ver o horário flexível traz qualidade de vida e o funcionário que trabalha mais disposto rende mais

2.1.1.1 Modalidades do horário flexível

Cabe às empresas adotarem o melhor estilo dessa modalidade de acordo com a sua necessidade visando assim melhor entendimento entre trabalhador e empregador sem prejuízos para as partes.

De acordo com Pedro Proscurcin, horário flexível é "uma modalidade de jornada flexível, segundo o qual o empregado, respeitando um determinado horário nuclear de presença obrigatória, pode configurar sua jornada de trabalho com entradas e saídas móveis; isto é, entrando e saindo do trabalho antes ou depois, conforme o que for negociado pelas partes.”.

a) Horário fixo variável, no qual se permite que o empregado escolha um entre diversos horários alternativos propostos pelo empregador, devendo cumpri-lo, rigidamente;

b) Horário variável, no qual o trabalhador é totalmente livre para escolher a jornada de trabalho, mas deve ater-se rigidamente àquela que escolheu;

c) Horário livre, no qual o empregado escolhe livremente quando irá ou não trabalhar dentro da jornada, devendo, entretanto, obedecer aos horários definidos como de presença obrigatória, estabelecidos pela empresa. (Modalidades de compensação de jornada. LTr. Legislação do Trabalho. Suplemento Trabalhista. São Paulo. N. 121, p. 554, l998).

2.1.1.1.1 Vantagens e desvantagens do horário flexível

Funcionários

• Mais autonomia na realização das tarefas;

• Melhora do metabolismo;

• Folgas com mais frequência;

• Mais qualidade de vida;

• Redução de nível de estresse;

• Mais atenção e foco na tarefa a ser executada.

Empresa

• Economia com pagamento de horas extras;

• Aumento da produtividade individual;

• Diminui riscos de perder bons profissionais;

• Diminui riscos de acidentes de trabalho devido à falta de concentração;

• Redução do número de faltas e atrasos.

Como desvantagens podemos citar: Dificuldades no controle da entrada e saída dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com