TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Executivo de Contas Publicitárias: De Contato a Consultor de Comunicação

Por:   •  22/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

Referência da obra fichada:

BORGES, Admir Roberto. Executivo de contas publicitárias: de contato a consultor de comunicação: técnica e prática / Admir Borges. – 2. ed. rev. e atual. – Belo Horizonte: Universidade FUMEC, 2014. 240 p. ; 21 cm.

Página

Citação/fragmento

Ideia central da citação

15

“Na propaganda, vamos descobrir uma mistura de várias ciências, vários conhecimentos, várias experiências e uma busca constante por algo que ainda não foi criado ou produzido. Uma tarefa que se confunde com a procura pela formulação ideal de uma comunicação perfeita, mas que nunca se esgota”

A propaganda se apropria de várias ciências, experiências e conhecimentos, buscando sempre realizar uma comunicação clara e perfeita. Para que a mensagem seja entregue da melhor forma possível explora a inovação e a criatividade para atingir o público.

15

“O século XX viu surgir e evoluir a atividade publicitária, que transformaria o ambiente das relações de troca estabelecidas pelo mercado de oferta e consumo. Ela foi ganhando seus primeiros simpatizantes no período em que a preocupação principal das empresas estava centrada nos processos produtivos e na força de vendas. ”

No século XX, surgiu as primeiras atividades publicitárias, a sua origem tem muita ligação a popularização dos meios de comunicação, impactando diretamente nos meios de produção, nas relações de consumo e oferta.

16

“Os publicitários, como alquimistas desse novo tempo, testavam suas formulações pressionados pelas exigências dos anunciantes: maior eficiência no planejamento, mais criatividade, melhores resultados nas negociações, melhor desempenho das campanhas, mais alternativas estratégicas e táticas, maior participação na mente do consumidor, muito mais conhecimento sobre o mercado e suas tendências. ”

Os publicitários passaram então a desbravar novas formas de construir a comunicação, precisam ter uma maior eficiência no planejamento, melhores resultados, campanhas mais estratégicas e táticas para ocupar a mente dos consumidores e isto implica conhecer melhor o mercado e as suas tendências.

17/18

“Uma nova “alquimia” está sendo produzida no ambiente das agências, com formulações inteiramente novas, tais como: renovação das tecnologias; criação de escritórios virtuais e birôs de serviços; renovação no layout da empresa; revisão de políticas salariais; corte nas gordurinhas improdutivas; mudança de endereço; desenvolvimento de parcerias; criação de novos negócios; horizontalização dos organogramas; descobrimento de novos talentos; treinamento e “desenferrujamento” de funcionários; programas de qualidade e produtividade; certificações; arquitetura; novos paradigmas; adequação de custos; relacionamentos e fidelização de clientes.”

Com a nova forma da sociedade se relacionar com a comunicação e com o consumo, gerou a necessidade das agências se reformularem para acompanhar as inovações tecnológicas e o novo formato dos negócios.

18

“Diante disso, o conceito de agência ganha a estrutura de uma empresa contemporânea, que trabalha no foco do cliente, que busca a vantagem competitiva como principal motivo para a sobrevivência e que oferece todas as possibilidades estratégicas de comunicação integrada. Ela está se tornando uma organização enxuta, que gera rentabilidade e apresenta resultados mensuráveis. ”

O novo conceito de agência, precisa ser estratégico, mensurar os resultados, gerar uma rentabilidade, buscando um diferencial competitivo sempre mantendo o foco no cliente.

22

“O conceito de Executivo de Contas, agora expandido, vai além da responsabilidade de ser um elo entre o cliente/anunciante e a equipe da agência. Ele, ou ela, é uma espécie de generalista, líder do processo, elemento captador, transformador e difusor de negócios, também uma espécie de follow-up do desenvolvimento dos projetos de comunicação. É por intermédio do Executivo de Contas que novos negócios podem ser gerados e transformados em fonte de rentabilidade.”

O atendimento deixa de ser entendido como uma simples conexão entre cliente e agência, se tornando agora um Executivo de Contas, alguém responsável por enxerga o mercado de forma ampla, capaz de captar novos e rentáveis negócios, pois lidera processos que vão além de captar as informações que dão origem ao briefing para embasar o criativo.

 

27

“Numa cultura inovadora do Atendimento, a reconstrução permanente do conhecimento é fundamental, pois a busca de informações e o diagnóstico das necessidades de comunicação e mercado devem ser constantes, por meio de visitas, reuniões, estudos teóricos, pesquisas, observação dos processos de produção, endomarketing, desempenho de produtos em ponto de venda, políticas de preço, logística, trading, branding, shopper marketing e outros. ”

Com o movimento dinâmico e constante da sociedade o Atendimento precisa buscar constantemente entender o comportamento de consumo e o mercado. Além de saber como se comunicar de forma efetiva, ele precisa saber como abordar e atingir esse consumidor gerando conexões, por isso, precisa entender de diversas áreas e ter um repertório cultural amplo.

27

“O Atendimento assumiu o papel de principal protagonista, encarando as adversidades e tendências, com o compromisso de controlar, amenizar, garantir o equilíbrio e manter os negócios em ritmo de crescimento ou, no mínimo, estabilizados. ”

O atendimento hoje possui um grande papel na prospecção e manutenção dos negócios e deve estar sempre preparado para ler as mudanças do mercado e acompanha-las. Sem medo de ousar .  

28

“É fundamental que o Atendimento busque constante aperfeiçoamento e atualização, para que seja o elemento provocador e estimulador da inovação, tanto na agência como no anunciante. ”

Um Executivo de Contas precisa estar antenado as tendências e mudanças no mercado e no comportamento humano, para propor e levar insights para a agência e para os clientes e isto reque desenvolver habilidades e um aperfeiçoamento constante.

Breve parecer sobre o texto:

O livro apresenta atuação do publicitário, com os desafios que são empregados pelo mercado ao longo do tempo, apresentando a transição do papel da agência e do Atendimento para corresponder as necessidades das empresas e se diferenciar no mercado, acompanhando sempre as inovações da sociedade.  

Sínteses finais:

Um Executivo de Contas precisa ser um profissional que pensa a frente do seu tempo, com habilidades e repertório cultural que vai muito além do convencional. Um profissional que busca constante aperfeiçoamento e consegue fazer a leitura dos cenários do mercado, acompanhando e ditando tendências, estando sempre pronto para usar a comunicação a favor do cliente de forma assertiva e trazendo resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com