TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo de Aplicação da Norma Regulamentadora 12

Por:   •  28/2/2017  •  Monografia  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

Exemplo de Aplicação da Norma Regulamentadora 12

  1. Objetivos do Trabalho;

O objetivo é estabelecer as medidas prevencionistas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pela empresa em relação à instalação, operação e manutenção dos equipamentos referente à esteiras, visando à prevenção de acidentes do trabalho. 

  1. Referências;

As referências vistas pelo grupo foram as que estão presentes na norma regulamentadora 12.

  1.  Descrição do equipamento;

O equipamento em questão consiste em uma estrutura para transporte de materiais britados, que pode ser usado para transporte de grãos ou outros produtos a granel, como cimento e pozolana.

A estrutura, de forma geral, é comporta por uma esteira transportadora, composta de borracha, com cerca de 24” de largura, 40 metros de circunferência total, constituída em camadas sobrepostas de borracha e lona (costura), para aferir mais resistência ao desgaste da esteira. Na ponta da esteira encontra-se instalado um motor, que trabalha girando o mancal, que por sua vez aciona as correias, movimentando a redutora que gira o rolo e impele tração à esteira, dando o movimento a ela. O peso do corpo da esteira é dividido entre diversos roletes de carga, que são instalados formando um ângulo de forma à esteira se movimentar em V, evitando que material se disperse para além da esteira. Como estas estruturas de esteiras encontram-se suspensas nas mais diversas instalações e aplicações, muitas vezes acima de 2 metros de altura, e devido a necessidade de manutenção e troca de roletes de carga com certa frequência, juntamente com troca de correias e manutenção do motor e ocasionais manutenções no corpo da esteira, encontram-se passarelas possibilitando fácil acesso à estrutura.

  1. Riscos existentes;

        Os riscos que podem ser verificados são vários. Segue a relação por ordem de apresentação da descrição do equipamento:

Esteira transportadora:

  • Risco de escoriações, em caso de funcionário estiver trabalhando em cima da esteira e resbalar, ou até mesmo da esteira ser ativada com o funcionário em cima dela.
  • Risco de enganchar parte de uniforme ou peça de roupa em algum grampo fruto de manutenção na esteira, ou de parte não-uniforme no corpo da esteira.

Motor de tração da esteira (compreende sistema de correias e redutora):

  • Risco de agarramento de mão ou braço, ou até mesmo peças de vestuário dos funcionários, na movimentação das correias do motor.

Roletes de carga:

  • Risco de agarramento de membros inferiores ou calçados nos roletes, caso se localizem muito próximos da área de trânsito da passarela.

Passarelas de acesso:

  • Risco de resbalamento devido material móvel depositado nas telas.
  • Risco de queda devido pouco espaço de deslocamento estar sendo usado também como local para guarda de outras peças e equipamentos.
  • Risco de piso (no caso, as próprias telas) não estar bem firme, ocasionando acidentes durante deslocamento ou não suportando o peso dos funcionários e equipamentos.
  • Risco do guarda-corpo ceder, em caso de sub dimensionamento da resistência necessária do mesmo.

  1. Proteções existentes;

Percebe-se que as estruturas apresentadas de passarelas apresentadas neste trabalho possuem guarda-corpo, mas que aparentemente é muito fino (pouca resistência mecânica). Existe uma espécie de proteção entre a passarela e a parte interior da esteira transportadora, ou seja, dificultando o acesso de membros inferiores de funcionários aos roletes transportadores.

  1. Melhorias necessárias conforme NR12;

A máquina vista como exemplo de melhoria se trata de uma esteira de britagem, então é necessário que ela deva estar protegida especialmente nos pontos de esmagamento, agarramento e aprisionamento;

A transportadora deve dispor, ao longo de sua extensão, de dispositivos de parada de emergência, de modo que possam ser acionados em todas as posições de trabalho.  Os dispositivos de parada de emergência devem ser posicionados em locais de fácil acesso e mantidos desobstruídos, permitindo a visualização pelos operadores em seus postos de trabalho e por terceiros.

A permanência e a circulação de pessoas sobre as esteiras devem ser realizadas por meio de passarelas com sistema de proteção contra quedas. É permitida a permanência e a circulação de pessoas sob transportadores contínuos somente em locais protegidos que possuam dimensões e resistência adequadas no caso de queda de materiais.

As máquinas devem possuir sinalização de segurança para advertir os trabalhadores e terceiros sobre os riscos a que estão expostos.

Devem ser adotados, sinais ativos de aviso luminosos e sonoros intermitentes, que indiquem a iminência de um evento perigoso, como a partida esteira, de modo que: seja emitido antes que ocorra o evento perigoso; e seja claramente compreendido e distinto de todos os outros sinais utilizados.

Os componentes expostos da esteira, devem possuir proteções fixas, ou móveis com dispositivos de intertravamento, que impeçam o acesso por todos os lados.

As máquinas oferecem risco de projeção de materiais, por isso elas devem possuir proteções que garantam a saúde e a segurança dos trabalhadores. As proteções devem ser projetadas e construídas de modo a cumprir à contenção de projeção de peças, materiais e partículas e não criar pontos de esmagamento ou agarramento com partes da máquina ou com outras proteções.

  1. Avaliação do Risco (HRN inicial);

1

Probabilidade de Ocorrência

(LO)

 

0.033

Quase impossível

Pode ocorrer em circunstâncias externas

 

1

Altamente improvável

Mas pode ocorrer

 

1.5

Improvável

Embora concebível

 

2

Possível

Mas não usual

 

5

Alguma chance

Pode acontecer

 

8

Provável

Sem surpresas

 

10

Muito provável

Esperado

 

15

Certeza

Sem dúvida

2

Probabilidade de Ocorrência

(FE)

 

0.5

Anualmente

 

1

Mensalmente

 

1.5

Semanalmente

 

2.5

Diariamente

 

4

Em termos de hora

 

5

Constante

3

Grau da Possível Lesão

(DPH)

 

0.1

Arranhão/ escoriação

 

0.5

Dilaceração/ corte/ enfermidade leve

 

1

Fratura leve de ossos - dedos das mãos/ dedos dos pés

 

2

Fratura grave de ossos - mão/ braço/ perna

 

4

Perda de 1 ou 2 dedos das mãos/ dedos dos pés

 

8

Amputação de perna/ mão, perda parcial de audição ou visão

 

10

Amputação de 2 pernas ou mãos, perda parcial da audição ou visão em ambos ouvidos ou mãos

 

12

Enfermidade permanente ou crítica

 

15

Fatalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com